sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tubuna (Scaptotrigona bipuntata)


A entrada do ninho possui forma de funil e é construída de cerume escuro, constroem pouco invólucro ao redor do ninho. As abelhas não fecham a entrada à noite. Os favos de cria são construídos helicoidalmente, mas também podem ser construídos horizontalmente; Por pertencerem ao grupo das trigonas, essa espécie faz a construção de células reais (que nem sempre nascem rainhas, é tecnicamente comum nascer zangões gigantes dessas realeiras, por isso, recomenda-se na divisão utilizar 2 realeiras) .

São abelhas bem rústicas, ocorrem em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Se adaptam facilmente, são muito resistente a ataques de forídeos (na minha opinião, a que melhor se defende contra essas praga). Suas colônias podem atingir cerca de  2.000 a 50.000 abelhas. Apresentam

comportamento altamente defensivo, ou seja, são muito agressivas, só de chegar na frente da caixa elas já atacam, recomenda-se utilizar a parte de cima da roupa de apicultor para manejar o enxame. Esta abelha não tem veneno, mas ao atacar solta um grude (cera mole) principalmente nos cabelos, e mordisca com suas mandíbulas, O mais interessante e que quando esta abelha toca em você, você pode se esconder em qualquer lugar num raio de 20 metros que elas vão te achar pelo cheiro de ataque deixado pela primeira abelha.

Seu potes de alimento: podem atingir de 2,5 a 3,0 cm de altura. Possui um mel saboroso e são muito produtivas, dependendo do pasto apícola, cada colméia chega a produzir até 6L/mel/ano (Já ouvi relatos de amigos aonde colheram 8 litros de mel de uma colméia). Elas também são grandes produtoras de pólen. Reforço que para uma boa produção de mel, é necessário um pasto apícola com boa florada melífera.


PS: Bugia e Tubuna são as 2 abelhas que mais admiro!

3 comentários:

  1. Otimo :D muito bom chamo-me vinicius estou para começar um Meliponário Uruçu e Tubua as quais mais prefiro :D se quiser entrar em contato
    meu facebook
    https://www.facebook.com/molgi.zaoldyeck.1

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um enxame de tubuna com 3 meses. Está desenvolvendo normalmente. Quntas abelhas pode ter com um enxame de meses. Eu coloquei trato externo e foi atacado por arapuá. A arapuá tem asas brancas? Eu tirei o alimentador e elas foram embora. Está aparecendo umas 10 só. Elas tentam entrar na colméia é aparecem degolados. Devo deixar a colméia de tubuna se defender?
    Abcs
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se a asa for bem clarinha é a Guaxupé. Pode ficar tranquilo, a Tubuna sabe se defender muito bem. Evite colocar alimento externo, Tubua, Mandaguari, canudo... essas abelhas geralmente não pegam alimentação artificial externa. Alimente elas dentro da caixa, ok?

      Excluir