Bom dia amigos! Como de costume, sempre faço matérias referente as dúvidas que recebo por e-mail de amigos, hoje vou compartilhar uma dica para sanar dúvidas de muitos iniciantes. Atenção, essa dica é importante para um bom convívio das abelinhas em seu meliponário.
Qual distância devo deixar entre as caixas em meu meliponário?
Bom, vamos começar pela Jataí! Essa abelinha, na minha opinião, é uma das mais territorialistas, pois elas se incomodam muito com outras abelhas próxima a ela, principalmente se for outra colônia de Jataí. Se estiverem muito próximas, elas podem ficar brigando até uma, ou as duas, colônias morrerem. Quando as caixas estão novas e ainda em desenvolvimento, elas ficam tranquilas, mas conforme o enxame vai crescendo, a guerra começa! Então para evitar perda de vidas, mantenha sempre suas Jataís numa distância mínima de 2 metros entre elas e 1 metro entre demais espécies.
Para as demais espécies, 30 a 50 cm de distância entre uma caixa e outra já é o suficiente para o bom convívio.
É importante também tentar fazer uma organização de seu meliponário quanto as espécies, sempre que possível organize as espécies próximas, formando assim comunidades. (Ex.: Mandaçaia perto de Mandaçaia. Uruçu perto de Uruçu...).
Em relação a Mandaguari, e outras espécies do gênero scaptotrigonas, mantendo a distância de mínimo 50 cm está ótimo, mas evite deixar essa espécie muito próximas de melíponas, já presenciei caso em época de baixa florada aonde uma Mandaguari invadiu e matou uma colônia de Mandaçaia - muito provavelmente em busca de comida - nessa ocasião, a Mandaguari estava cerca de 40 cm da Mandaçaia.
Lembrando sempre que nossas abelhas sem ferrão são mais sensíveis e NÃO devem ficar expostas ao sol e chuva. Muitas pessoas ao comprar caixa comigo perguntam se a madeira resiste a sol e chuva, a resposta é simples - proteja suas ABELHAS, pense no bem estar delas e aloje elas em lugares protegidos!
Para quem tem várias colônicas, uma outra dica legal é numerar as caixas e fazer uma ficha de controle para cada uma delas, assim você saberá todo o histórico dessa colônia, isso facilita muito na hora da multiplicação e para outros manejos.
E para finalizar, mais uma dica muito importante, que vale para todas espécies: NUNCA deixe uma colônia virada de frete pra outra!
Bom dia amigo vixi minhas Jataí estão perto uma das outras e agora que devo fazer
ResponderExcluirOlá, tudo bem? o ideal é deixá-las 2 metros de distância para quando ficarem fortes não ocorrer brigas. Você pode movimentá-las cerca de 20cm por dia até chegar no novo lugar, ok?
ExcluirBelíssima sugestão.
ExcluirGostei da dica. E estou fazendo o mesmo com as minhas... afastando cerca de 10 a 20 cm por dia, para elas se se adaptando e não ser surpreendida ao chegar no enxame e não encontrar sua morada
ResponderExcluirObrigado pela visita!
ExcluirTenho uma caixa de jatai e uma de mirin elas estao 80 cm de distancia sera que pode dar problema entre elas
ResponderExcluirSem problemas, está muito bom a distância para essas espécies.
Excluirqual a distância entre as caixas tenho uma caixa de jatai e uma de mirim
ResponderExcluirOlá, pode deixar uns 40cm que já é oi suficiente
ExcluirXiii, tenho duas colméias de jataí, uma de frente pra outra, aproximadamente 2 metros, será que vai gerar conflito?
ResponderExcluirOlá! Se as entradas estiverem na mesma direção e uma de frente com a outra, pode ser que quando as duas colônias estiverem bem fortes pode começar a ter brigas sim ok, vire a entrada de uma das caixa para o lado. Abraços
ExcluirBom dia, se for o início do sol, e pouco tempo, pode sim!
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirJa tinha uma comeia de jatai, adquiri outra colmeia de jatai e coloquei na distancia de 2 metros,mesmo assim parece que virou uma area de guerra dar para ver claramente a briga e agora ?
Olá, as Jataís tendem a ser muito territorialistas. Geralmente 2 metros é o suficiente para elas viverem em harmonia, entretanto algumas mesmo nessa distância ficam brincando com outras, nessa situação a única coisa a fazer é identificar qual caixa está causando as brigas e aumentar a distância dessa caixa das demais.
ExcluirParabens peo blog
ResponderExcluirObrigado
ExcluirDaniel... posso deixar duas caixas de mandaçaia uma ao lado da outra, com apenas 10 cm de distância entre elas, desde que o "bico" de entrada seja colocadas em sentidos opostos, ou seja: uma entrada da caixa no sentido Leste e a outra Oeste???
ResponderExcluirOlá, pode sim, inclusive as entradas delas podem estar viradas para uma mesma direção, o que não pode é uma entrada estar de frente para a outra.
ExcluirBom dia amigo parabéns você esclarece muito bem as dúvidas e peço sua ajuda. Como posso identificar uma jataí de outra abelha? Obrigada
ResponderExcluirOlá, a Jataí é uma espécie bem conhecida, mas para que consiga identificar as abelhas, é necessário pesquisar e estudar sobre as abelhas existente. Aqui no blog tem um link "Espécies ASF", lá sempre faço postagem de alguma espécie, com características e fotos. Quanto mais ler a respeito das espécies e ver fotos, mais facilmente conseguirá identificar as abelhas
ExcluirA cx de jatai tem que pegar só claridade ou sol direto.
ResponderExcluirOlá, nenhuma abelha deve ficar exposta direto ao sol e chuva.
ResponderExcluirParabéns pelo blog,
ResponderExcluirEstou indo buscar um enxame de Mandaçaia e gostaria de saber quanto tempo devo deixar a caixa fechada quando chegar no destino,no transporte ela ficara fechada por aproximadamente 40 horas,obrigado
Olá, tudo bem? Eu costumo soltar as abelhas já no dia seguinte, durante a noite.
ExcluirOlá, infelizmente com a descrição do ocorrido, o que provavelmente ocorreu foi envenenamento. Estou tendo muitos relatos de morte de abelhas, muito triste. Eu também passei por isso, há 2 semanas atrás morreram 3 colônias de Droryana, causa: veneno.
ResponderExcluirNa realidade quero saber se posso ter manassaia e bora perto da outra ou seja numa distância de 50 cm.?
ResponderExcluirOlá, pode sim, deixe 1 metro como distância segura, pois Scaptotrigonas costumam sempre estar revoando próximo a caixa.
ExcluirBom dia
ResponderExcluirMuito bom seu conteúdo gostaria de trabalhar com abelhas.
Posso trabalhar com as duas espécies com é sem ferrão no mesmo terreno?
Se sim qual a distância entre as mesmas?
Parabéns pelo blog! Informações muito úteis para as pessoas em geral! Deixo aqui também meus parabéns para quem tem a iniciativa de iniciar uma colmeia por meio de iscas, e para quem planta arvores pq estas vão gerar o alimento para as ASF (abelhinhas sem ferrão ;-))
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Ajudou bastante! Inclusive as respostas das perguntas também! Continue assim!
ResponderExcluirGostei do seu blog. Eu comprei, em outubro do ano passado (2019) uma caixa com mandaçaia e uma de mandurí. Da mandaçaia eu já supliquei 2, uma está forte e outra nem tanto. Da mandurí eu dupliquei outra que está fraca e não sei se sobreviverá ao inverno, pois eu moro em Caxias do Sul, onde faz frio. Devo deixá-las ao relento ou coloca-las em lugar abrigado ? Todas as caixas têm um telhadinho.
ResponderExcluirParabens , pelo blog!
ResponderExcluirE pela atencao as duvidas!
Meus parabéns pelo blog, fico maravilhado de encontrar uma literatura tão completa sobre o mundo quase inexplorado das abelhas nativas brasileiras sem ferrão, continue com esse excelente trabalho de informação e boa florada pras suas colmeias!!
ResponderExcluirLegal, muito obrigado!! Abraços
Excluireu tenho 5 caixa de mirim. qual a melhor distância de uma para a outra
ResponderExcluirOlá, Mirim pode ficar uma bem do lado da outra, 5cm de distância já é o suficiente. Crio as minhas assim
Excluir