sexta-feira, 24 de março de 2017

Distância entre as caixas

   Bom dia amigos! Como de costume, sempre faço matérias referente as dúvidas que recebo por e-mail de amigos, hoje vou compartilhar uma dica para sanar dúvidas de muitos iniciantes. Atenção, essa dica é importante para um bom convívio das abelinhas em seu meliponário.

   Qual distância devo deixar entre as caixas em meu meliponário?

   Bom, vamos começar pela Jataí! Essa abelinha, na minha opinião, é uma das mais territorialistas, pois elas se incomodam muito com outras abelhas próxima a ela, principalmente se for outra colônia de Jataí. Se estiverem muito próximas, elas podem ficar brigando até uma, ou as duas, colônias morrerem. Quando as caixas estão novas e ainda em desenvolvimento, elas ficam tranquilas, mas conforme o enxame vai crescendo, a guerra começa! Então para evitar perda de vidas, mantenha sempre suas Jataís numa distância mínima de 2 metros entre elas e 1 metro entre demais espécies.

   Para as demais espécies, 30 a 50 cm de distância entre uma caixa e outra já é o suficiente para o bom convívio.

   É importante também tentar fazer uma organização de seu meliponário quanto as espécies, sempre que possível organize as espécies próximas, formando assim comunidades. (Ex.: Mandaçaia perto de Mandaçaia. Uruçu perto de Uruçu...).

   Em relação a Mandaguari, e outras espécies do gênero scaptotrigonas, mantendo a distância de mínimo 50 cm está ótimo, mas evite deixar essa espécie muito próximas de melíponas, já presenciei caso em época de baixa florada aonde uma Mandaguari invadiu e matou uma colônia de Mandaçaia - muito provavelmente em busca de comida - nessa ocasião, a Mandaguari estava cerca de 40 cm da Mandaçaia.

   Lembrando sempre que nossas abelhas sem ferrão são mais sensíveis e NÃO devem ficar expostas ao sol e chuva. Muitas pessoas ao comprar caixa comigo perguntam se a madeira resiste a sol e chuva, a resposta é simples - proteja suas ABELHAS, pense no bem estar delas e aloje elas em lugares protegidos!

   Para quem tem várias colônicas, uma outra dica legal é numerar as caixas e fazer uma ficha de controle para cada uma delas, assim você saberá todo o histórico dessa colônia, isso facilita muito na hora da multiplicação e para outros manejos.

   E para finalizar, mais uma dica muito importante, que vale para todas espécies: NUNCA deixe uma colônia virada de frete pra outra!

31 comentários:

  1. Bom dia amigo vixi minhas Jataí estão perto uma das outras e agora que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? o ideal é deixá-las 2 metros de distância para quando ficarem fortes não ocorrer brigas. Você pode movimentá-las cerca de 20cm por dia até chegar no novo lugar, ok?

      Excluir
  2. Gostei da dica. E estou fazendo o mesmo com as minhas... afastando cerca de 10 a 20 cm por dia, para elas se se adaptando e não ser surpreendida ao chegar no enxame e não encontrar sua morada

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma caixa de jatai e uma de mirin elas estao 80 cm de distancia sera que pode dar problema entre elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, está muito bom a distância para essas espécies.

      Excluir
  4. qual a distância entre as caixas tenho uma caixa de jatai e uma de mirim

    ResponderExcluir
  5. Xiii, tenho duas colméias de jataí, uma de frente pra outra, aproximadamente 2 metros, será que vai gerar conflito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se as entradas estiverem na mesma direção e uma de frente com a outra, pode ser que quando as duas colônias estiverem bem fortes pode começar a ter brigas sim ok, vire a entrada de uma das caixa para o lado. Abraços

      Excluir
  6. Bom dia, se for o início do sol, e pouco tempo, pode sim!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,
    Ja tinha uma comeia de jatai, adquiri outra colmeia de jatai e coloquei na distancia de 2 metros,mesmo assim parece que virou uma area de guerra dar para ver claramente a briga e agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as Jataís tendem a ser muito territorialistas. Geralmente 2 metros é o suficiente para elas viverem em harmonia, entretanto algumas mesmo nessa distância ficam brincando com outras, nessa situação a única coisa a fazer é identificar qual caixa está causando as brigas e aumentar a distância dessa caixa das demais.

      Excluir
  8. Daniel... posso deixar duas caixas de mandaçaia uma ao lado da outra, com apenas 10 cm de distância entre elas, desde que o "bico" de entrada seja colocadas em sentidos opostos, ou seja: uma entrada da caixa no sentido Leste e a outra Oeste???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim, inclusive as entradas delas podem estar viradas para uma mesma direção, o que não pode é uma entrada estar de frente para a outra.

      Excluir
  9. Bom dia amigo parabéns você esclarece muito bem as dúvidas e peço sua ajuda. Como posso identificar uma jataí de outra abelha? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a Jataí é uma espécie bem conhecida, mas para que consiga identificar as abelhas, é necessário pesquisar e estudar sobre as abelhas existente. Aqui no blog tem um link "Espécies ASF", lá sempre faço postagem de alguma espécie, com características e fotos. Quanto mais ler a respeito das espécies e ver fotos, mais facilmente conseguirá identificar as abelhas

      Excluir
  10. A cx de jatai tem que pegar só claridade ou sol direto.

    ResponderExcluir
  11. Olá, nenhuma abelha deve ficar exposta direto ao sol e chuva.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog,
    Estou indo buscar um enxame de Mandaçaia e gostaria de saber quanto tempo devo deixar a caixa fechada quando chegar no destino,no transporte ela ficara fechada por aproximadamente 40 horas,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Eu costumo soltar as abelhas já no dia seguinte, durante a noite.

      Excluir
  13. Olá, infelizmente com a descrição do ocorrido, o que provavelmente ocorreu foi envenenamento. Estou tendo muitos relatos de morte de abelhas, muito triste. Eu também passei por isso, há 2 semanas atrás morreram 3 colônias de Droryana, causa: veneno.

    ResponderExcluir
  14. Na realidade quero saber se posso ter manassaia e bora perto da outra ou seja numa distância de 50 cm.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim, deixe 1 metro como distância segura, pois Scaptotrigonas costumam sempre estar revoando próximo a caixa.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog! Ajudou bastante! Inclusive as respostas das perguntas também! Continue assim!

    ResponderExcluir
  17. Gostei do seu blog. Eu comprei, em outubro do ano passado (2019) uma caixa com mandaçaia e uma de mandurí. Da mandaçaia eu já supliquei 2, uma está forte e outra nem tanto. Da mandurí eu dupliquei outra que está fraca e não sei se sobreviverá ao inverno, pois eu moro em Caxias do Sul, onde faz frio. Devo deixá-las ao relento ou coloca-las em lugar abrigado ? Todas as caixas têm um telhadinho.

    ResponderExcluir
  18. Parabens , pelo blog!
    E pela atencao as duvidas!

    ResponderExcluir