terça-feira, 16 de julho de 2013

Loção ISCA - Aprenda a Fazer

Olá! Hoje vamos ver aqui como montar sua própria Loção Isca (feromônio) para capturar ASF!

Antes, quero deixar claro aqui que existem várias receitas, cada um monta da forma que acha melhor ou que tenha melhores resultados. Na minha opinião a loção interfere apenas de 20 a 30% na captura de um enxame, pois já espalhei diversas iscas sem loção nenhuma e capturei ASF.

Os ninhos-armadilhas usados na meliponicultura são recipientes cuja finalidade é simular locais de nidificação natural para que os novos enxames ali se instalem e seja possível seu transporte e transferência para os meliponários. São normalmente confeccionados de garrafas plásticas tipo pet (podendo também utilizar outros materiais) e apresentam algum atrativo para as abelhas no seu interior, como própolis, mel ou cera. Atualmente de acordo com uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de Agosto de 2004, essa é a única forma permitida para obtenção de colônias de abelhas nativas diretamente da natureza.

* Aproveito para pedir a todos interessados em obter enxames, para utilizar iscas ou comprar de criadores. Jamais derrube uma árvore para retirar uma abelha! 

INGREDIENTES

- 1 garrafa (pode ser garra pet de 600ml)
- Extrato de Própolis (Pode ser de apis, aqueles vidrinho comprado em farmácia. Ou se tiver o própolis da Jataí, é ainda melhor)
- Cera de Jataí (Quanto mais, melhor!)
- Álcool (Você pode usar: Álcool de posto, de Mercado sem cheiro ou Álcool de cereais)

PREPARO

- Coloque 200 ml de álcool dentro da pet
- 200g de cera de jataí (ela é que irá dar o “cheiro” [feromônio] a loção - quanto mais cera, melhor...)
- Coloque o própolis (se tiver própolis de jataí, é melhor ainda)
- Agite bem e deixe a loção curtindo por pelo menos 15 dias. (Durante esses 15 dias, agite bem pelo menos 1 vez ao dia) 
- Passado os 15 dias, a loção está pronta para o uso! (Quanto mais ela ficar curtindo, melhor)


*** Dúvidas ou sugestões entrem em contato! Abraços!

195 comentários:

  1. Beleza Daniel;
    Essa eu quero fazer.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, que legal!! Faz sim, depois me conta se capturou ok? Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. ESSA RECEITA TAMBÉM PODE SER USADA PARA APIS MELÍFERA EUROPÉIA AFRICANIZADA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para Apis pode usar somente alcool com folhas de erva capim que elas adoram ok?

      Excluir
    2. Bom dia Daniel !

      Já ouvi falar desta tecnica mais antiga onde se usavam a popoluar: erva cidreira, capim limão, erva capim...
      Muitos apenas maceravam e passavam. As iscas... Na sua já se utiliza do álcool.
      Resumindo: você já testou está técnica !? Se sim qual foi o resultado !? Se comparado com a loção cera/proolis... Qual a diferença !?

      Excluir
  4. dá certo sim, mas dai vc usa cera de Apis ao invés da de jataí, e se possível, misture própolis tb! abraços!

    ResponderExcluir
  5. ah e esfregue bastante erva cidreira por dentro da caixa, pois além das abelhas gostarem, também ajuda evitar formigas e aranhas! qualquer dúvida entre em contato, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo começou a vir as jatai aqui no muro quero puxa-las para isca .onde arranjo a cera delas ? ñ quero quebrar o muro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, as abelhas sem ferrão não mudam de lugar depois de já terem feitos seus ninhos, essa colônia a única forma de ir para caixinha é passando manualmente, ou colocar iscas próximas (cerca de 2 a 3 metros longe) e tentar capturar futuras enxameações

      Excluir
  7. o feromônio pode ficar quantos tempo guardado?
    em que mês que eu posso fazer a isca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, não existe prazo de validade para o feromônio preparado, mantenha-o guardado em um garrafinha pet bem fechada e fora do alcance do sol! pode fazer iscas o ano todo, mas quando realmente pega bastante enxames é no auge da primavera, mas no verão também pega bastante... e no inverno elas não enxameiam, qualquer dúvida dá um toque! Abraços!

      Excluir
    2. se eu colocar uma isca perto de um nim de abelha, as abelhas saem da casa e vão pra isca?

      Excluir
    3. não, as ASF não abandonam suas casas... mas você pode instalar uma isca cerca de 3 metros longe (+/-), para poder capturar uma possível enxameação dessa colônia... abraços!

      Excluir
  8. o feromônio se deixar ele curtir uns 7 meses ele fica melhor ou a mesma coisa que 15 dias?

    ResponderExcluir
  9. quanto tempo dura o feromônio dentro da isca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cada 2 meses +/- seria bom repassar a mistura dentro da isca, se possível... porém ja tive isca que esqueci pendurada por mais de 8 meses e depois disso um enxame se instalou nela...

      Excluir
  10. vlw amigo
    você tirou minhas duvidas obrigado abraço!

    ResponderExcluir
  11. Tem como fazer feromonio para pegar abelha mandaçaia? É só pegar cera de mandaçaia e própolis de apis ( ou mandaçaia ) e por alcool e folha de erva cidreira e fazer isso q vc disse?

    ResponderExcluir
  12. Isso amigo, prepare o feromônio com produtos da Mandaçaia, porém e importante observar se na natureza, na sua região, ainda tem mandaçaias... Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana o que você disse sobre observar se na região ainda tem mandaçaias, porque com o desmatamento e o uso de agrotóxicos pode não ter mandaçaias na região dele.. Muito boa as dicas! Abraço!

      Excluir
  13. Eu sou de rio bonito rj( região dos lagos) se eu pegar cera de apis e propolis de apis e faser o q vc disse, sera que vou conseguir pegar alguma espécie de abelha?

    ResponderExcluir
  14. Acabei de fazer utilizando: extrato de propólis de apis , cera de apis, acool de posto, duas folhas de erva cidreira! Sera q vai funcionar? Acabei de botar os ingredientes agora só falta esperar os 15 dias! Sera q vai pegar alguma espécie de abelha? Obs: ( moro em rio bonito no estado do rio de janeiro na região dos lagos) vlw

    ResponderExcluir
  15. tenho certeza que vai dar certo amigo, apesar que agora stamos quase saindo da época de pegar enxames...

    ResponderExcluir
  16. DANIEL, BOM DIA.

    COMO FAÇO PARA PRODUZIR ABELHA RAINHA SEM FERRÃO ? QUAL MÉTODO USAR ? VOCÊ TEM ALGUM MATERIAL ?

    ABRAÇO,
    PAULO ROBERTO - BH - MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, bom dia!

      Não faço reprodução de rainhas de ASF, mas já existem estudos sobre o assunto e algum material pela internet, se não em engano também tem um vídeo no youtube que fala a respeito! Abraços

      Excluir
  17. Olá Daniel
    aqui em casa as lagartixas comeram 3 enxames de jatai. tem como fazer alguma coisa para que as lagartixas não comam as abelhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, você pode colocar uma parte de garrafa pet na entrada da caixa ou em volta dos pés do suporte das caixas, lembrando que a lagartixa não consegui fazer curvas em partes finas (e isso serve tb pra formigas)...Para ver um exemplo de como fica a pet na entrada da caixa você pode digitar no google imagens "lagartixa em caixa de abelhas", qualquer dúvida entre em contato... Abraços!

      Excluir
    2. Ola Daniel
      quais são os meses que as abelhas soltam enxame?

      Excluir
    3. Olá amigo, enxameiam na primavera e verão, quando o tempo é favorável e existe bastante alimento! abraços

      Excluir
    4. eu fiz a isca no babu e fiz a entradinha das abelhas com uma borracha, e meu amigo veio aqui e falou que borracha não pode porque as abelhas não entram... É verdade?

      Excluir
    5. olá, a borracha vc diz de mangueira? olha, se estiver limpa, entram sim! mas tente usar aqueles cotovelos de meia polegada, preto, é mto bom!

      Excluir
    6. amigo eu não consegui captura nenhum enxame de abelha!
      sera que é eu que sô sem sorte?!!! rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  18. To afim de começar a criar abelha sem ferrão, como to começando do 0 emprovisei algumas coisa.
    1º teste mistura com álcool de cereais, mel, cera de apis e própolis de farmácia, sacudindo todos os dias.
    2º teste, misturei apenas o álcool de cereais, cera de apis e erva cidreira, sacudindo todos os dias.
    Hoje é 19/03/14 segundo dia, no dia 05/04 vo retirar e colocar nos Pets !! Qual delas sera que vai ficar melhor ??
    Sera que a cera de apis não vai fazer o efeito para as abelhas sem ferrão ??
    Se tiver mais perguntas eu falo aqui.
    Obrigadoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, o melhor para saber qual dará mais resultado é testando elas! o mel eu acho desnecessário na loção... abraços!

      Excluir
  19. Boa noite amigo, estou com um problema, estou com dois enxames que capturei a 8 dias de um muro que ia ser derrubado, fui la quebrei o muro tirei o enxame inteirinho sem quebrar ele, coloquei na caixa racional e deixei a caixa lá no local ate anoite, dai fui buscar anoite porque no outro dia seria derrubado o muro, porem os dois exames nao esta tendo movimentaçao das abelhas, abri a caixa e conferi os dois tem a rainha, um exame as abelhas ja grudaram o ninho na madeiro o outro enxame so vejo a rainha andando por cima do ninho, ambos coloquei um pouco de mel dentro porque tem pouco alimento num exame e no outro nao tem nada, ficaria muito grato se voce me der uma ajuda em que fazer e se poder me explicar o porque que elas nao estao saindo da caixa racional e em ambas eu coloquei o canudinho de cera no buraquinho de saida, desde já agradeço ate mais e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As vezes na mudança elas ficam interna alguns dias para poder organizar a "bagunça", e logo voltam a trabalhar... porém precisa observar alguns detalhes:
      1: tem abelhas campeiras dentro da caixas? 2: a entrada da caixa não está obstruída por dentro? 3: não coloque mel, coloque xarope (água, açúcar e limão) - em pequenas quantidades, 1 tampinha de refrigerante é o suficiente pra elas, quando coletarem tudo, coloque mais.4- verifique se ao colocar o canuto você não tampou mto o furo (o que daria trabalho pra elas removerem toda a cera até conseguirem sair.

      Excluir
    2. entendi amigo, entao a entrada nao esta obstruída esta apenas com a cera em volta, hoje de manha quando abri as caixas para vi que em um enxame as abelhas estavam andando por dentro da caixa toda, e no outro enxame elas grudaram o ninho na madeira da caixa, como voce disse elas devem estar organizando a bagunça mesmo, vou fazer agora mesmo o xarope e colocar la para elas, sou iniciante nisso, apenas peguei elas porque o enxame seria destruido junto com o muro, dai fiquei com dó delas, se voce tiver mais algumas dicas para me dar ficaria muito grato... e Muito obrigado por compartilhar toda sua sabedoria DEUS abençoe voce abraços

      Excluir
    3. olá amigo, fico feliz por ter pessoas como você que se dedicam em salvar as abelinhas, que estão ficando cada vez mais raras... graças aos humanos! Aqui no blog tem sempre bastante coisas que posto a respeito de criação e manejo, e também tem meu e-mail (daniel@meliponariojardim.com.br) caso precise de mais informações ou queira trocar idéias fique a vontade em entrar em contato! Abraços, fique com Deus!! e obrigado por ajudar nossas abelinhas!

      Excluir
  20. preciso do feronômio, como faço para conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, você pode comprar na Loja Virtual: www.lojadomeliponicultor.com.br

      Excluir
  21. Respostas
    1. olá, você pode conhecer mais sobre a Mandaçaia acessando esse link: http://meliponariojardim.blogspot.com.br/search/label/Manda%C3%A7aia

      Excluir
  22. OLÁ PODE USAR CERA DE JATAI NO LUGAR DE CERA DE ÁPIS ? E NO LUGAR DE PRÓPOLIS DE ÁPIS PODE USAR PRÓPOLIS DE JATAI , E NO LUGAR DE ÁLCOOL DE POSTO PODE USAR ÁLCOOL NORMAL 92,8 , MIM DÁ UMA FORÇA AI ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, boa noite! Na verdade a receita a cima fala para usar Cera de Jataí, pois é muito melhor como atrativo, já quando ao própolis pode usar o de Jataí sim, é ainda melhor o resultado... Você também pode usar o álcool normal, desde que não seja em GEL e que seja sem cheio, ok? Qualquer dúvida entre em contato! Abraços.

      Excluir
  23. amigo no outono e inverno é possivel capturar um enxame de jatai? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia! No início do outono até pode acontecer uma raridade de pegar um enxame, porém no inverno não pega. O ideal é primavera e verão, ok? abraços

      Excluir
  24. Ola estoou fazendo um ferormônio de jatai, mais estou usando alco normal de teor 46, vai dar certo ou não? vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, bom dia! dá certo sim, eu já fiz com alcool 46 e funcionou, a única coisa importante é que esse alcool seja aquele SEM CHEIRO, ok? abração! e boa sorte, logo já começa a temporada de enxames! (inicio da primavera)

      Excluir
  25. Qual é o cheiro q fika o ferormônio de jatai? o cheiro do alcool sai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, fica cheiro +/- igual de dentro da caixa da jataí, o cheiro do álcool na garrafa continua, vai sair depois que aplicar dentro da garrafa e o mesmo evaporar, ok?

      Excluir
  26. Tenho uma garrafa que enxameou faz 1 mês com jatai. Depois de quanto tempo posso passar para caixa racional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu amigo, tem que esperar pelo menos 2 meses para transferir elas com segurança pra caixinha, ok? qualquer dúvida me fala, abraços e sucesso!!

      Excluir
  27. Olá amigo quantas vezes no ano as jatai soltom enxame no ano

    ResponderExcluir
  28. Funciona colocar esse preparado ou xarope para atrair Jatai já dentro da caixa definitiva, pra não precisa mexe com as moça depois que elas já tiverem mobiliado a colmeia? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, pode colocar o preparo direto na caixinha sim. Já xarope não deve colocar, ok? Abraços.

      Excluir
  29. Fala man, tudo blz.
    Vc. já conseguiu pegar enxame de jatai, só com propolis ? Tem um enxame forte num muro perto de casa, queria sua opinião, é melhor colocar a isca do lado do ninho delas, ou vc. tem alguma me indicaria outro local ?
    abraço e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, já peguei só com própolis e esse ano peguei 1 numa isca que passei apenas alcool de posto. Se a colonia está no muro, coloque a isca um lugar +/- a 2 metros dela, ok? Mais perto que isso pouco provável que elas enxameiem na garrafa. Qualquer dúvida entre em contato. Abraços!

      Excluir
  30. Estou começando com o cultivo de abelha, só tenho a caixa(sem colméia), não tenho cera nem propolis e so tenho mel de abelhas com ferrão tem como fazer outro tipo de atrativo fácil com outras coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, boa noite! Nesse caso recomendo comprar um atrativo pronto ou pegar com algum amigo que crie jataí os itens necessários, pois você precisará deles... abraços

      Excluir
  31. Boa noite Daniel.
    Na chácara da minha avô tem uma abelha mandaguari em uma árvore e eu recolhi um pouco de sera e própolis das mesmas; para captura-las posso fazer a loção com esse material ou tem que ser o da jataí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, pode usar esse material sim, de mandaguari é ótimo! abraços

      Excluir
  32. se eu usar o alcool,extrato de propolis de apis e cera de jatai da certo para eu fazer o atrativo

    ResponderExcluir
  33. oi eu poso mistirar o propolis de jatai com a da aficana

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Daniel, espalhei isca por diversos lugares: serra da tiraria (Itaipu), morro do Pão de Açúcar, etc. e no quintal da minha casa (niteroi). Peguei justamente com ado meu quintal. Quanto tempo espero para transporta-las para caixa definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, tudo na paz? Se elas estão em segurança o ideal é esperar 2 meses... Você pode seguir orientações dessa matéria que fiz: http://meliponario-jardim.blogspot.com.br/2013/08/transferindo-uma-colonia-da-isca-para-o.html - abraços.

      Excluir
    2. Tudo em paz. Obrigado pela dica. Vou esperar os dois meses.

      Excluir
    3. Boa noite Danoel, o lo que uma isca para mandaçaia e entrou uma apis. Na net eu consegui aprender as divisões das caixas para asf, mas para apis eu não co segui nada sobre as partes detalhadas da colmeia, onde coloca os crias ,os favos de me,l a rainha, etc. Vc sabe me i formar sobre esse tipo de colmeia? Obrigado.

      Excluir
    4. Olá amigo, para apis vc tem o ninho aonde vão quaros para postura da rainha e depois uma outra caixa por cima, melgueira, com quadros para produção de mel ok?

      Excluir
  35. Oi Daniel, capturei dois enxames de jataí, sem iscas. Agora comprei isca de um criador. Posso espalhar em meu sítio, devo colocar em pais lugares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tudo em paz? Pode espalhar iscas sim, sempre respeitando uma distância mínima de 3 metros de colônias já instaladas ok?

      Excluir
  36. Bom dia Daniel Marostegan !!!! Posso usar cera de abelha Europa na mistura pra pegar jatai ?? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geraldo, na mistura não é muito interessante. O atrativo deve ser feito com material de abelhas sem ferrão e preferencialmente da espécie que deseja capturar. a cera de apis mellifera pode ser utilizada um pouco na entrada da pet.

      Excluir
  37. Geraldo Santos, boa noite! para fazer o atrativo deve usar cera de jataí . Também pode misturar cera de outras Abelhas Sem Ferrão, já acera de apis não deve ser misturada na fabricação do atrativo, porém pode usar pedaços dela para colocar dentro e na entrada da isca pet, ok? Qualquer dúvida entre em contato. Obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde! Como faço para extrair a materia prima para isca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, abra a caixa cuidadosamente e retira um pouco de cera que esteja ao redor das paredes da caixa! Colete pouco de cada caixa para não agredir e prejudicar a colônia. Abraço.

      Excluir
  39. Muito Bacana! Tenho atrativo para Jataí e encontrei um local com grande concentração de Tubuna (Mandaçaia). Será que o atrativo de Jataí funciona na Tubuna? Posso fazer alguma solução que atraia a Tubuna?Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, em relação a espécie Tubuna é uma e Mandaçaia é outra, ok? São abelhas diferentes. Para capturar a Tubuna pode sim tentar utilizar material da jataí, porém o mais interessante seria utilizar da própria espécie que deseja capturar. Para esse tipo de abelha o ideal é montar iscas com capacidade de 3 a 5 litros. Qualquer dúvida que tiver fique a vontade em entrar em contato, abraços!

      Excluir
  40. ola amigo me chamo thiago como faço para adquirir a loçao, fiquei interessado e quero cazer parte do mundo magnifico das abelhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, pode comprar em minha loja virtual: www.lojadasabelhas.com.br

      Excluir
  41. Ola Daniel, gostaria de saber se é fácil capturar abelhas em lugares onde não tem comédias ou só dar certo usar iscas em lugares com comeias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Só tem como pegar abelhas em iscas em lugares que tem abelha nativas, pois o que irá entrar em iscas são enxameações (uma colônia fica forte e solta uma nova família) - ok?

      Excluir
  42. Como é pego a cera da abelha jatai de um muro aqui da minha casa para prepará o atrativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Nesse caso é necessário quebrar cuidadosamente o muro e retirar a colônia, passando ela para uma caixa racional... porém só recomendo esse procedimento se a colônia tiver em risco, do contrário é mais interessante deixar ela aonde já estão instaladas. Você pode comprar atrativo com produtores caso não tenha uma colméia em caixa racional para coletar material. Abraços.

      Excluir
  43. Respostas
    1. Pode sim, até mesmo os comprados em farmácia, e também pode usar cera de outras abelhas sem ferrão, abraços.

      Excluir
  44. Olá. Me indique material pra captura de abelhas. Materiais que posso encontrar em lojas. Pois o material próprio das abelhas nativa é muito difícil. O QUE ME INDICA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprar o atrativo para Jataí pronto, acesse: www.lojadasabelhas.com.br

      Excluir
  45. Olá. Quem material me indica já que não tenho acesso aos materiais próprio para capturar abelhas. Quais outros posso utilizar pra Jatai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, o correto é material de jataí... mas caso queira tesar... faça iscas usando própolis comprado em farmácia... mas não sei se funcionará.... vale arriscar! abraços

      Excluir
  46. Boa Noite!posso transferir isca ja com enxame? Por motivo de segurança pois esta bem próxima de uma residencia.Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, boa noite! Pode mudar a isca de lugar sim! O importante é: Mantenha ela na mesma posição e faça a mudança a noite, ok? Qualquer dúvida entre em contato.

      Excluir
  47. nesse inverno posso alimentar jatai com mel de apis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, dilua com um pouco de água para facilitar para elas coletarem, ok?

      Excluir
  48. olá, eu posso usar cera de abelha europa em vez de apis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde! Apis mellifera é a europa, afraicana, italiana... na verdade hoje em dia, todas são africanizadas. ok? Pode usar essa cera sim, mas melhor se tiver a de jatai! Abraços.

      Excluir
  49. olá, só consegui encontrar alcool 70°, serve??

    ResponderExcluir
  50. olá novamente, gostaria de tirar uma duvida.
    Minha avó tem uma chácara com muitos pés de Jaboticaba, e em um deles há uma colmeia de jatai, e em volta dela há mais de 100 abelhas jatai que ficam sobrevoando em círculos em volta da arvore, o que é isso? Elas estão soltando enxame? Se sim, como faço para pega-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, espalhe iscas em diversos pontos para poder ter chances de capturar colônias, ok? Essa revoada pode ser uma enxameação, zangões a espera do vôo nupcial da princesa (numa possível troca de rainha) ou simplesmente abelhas saindo da casa para abaixar a temperatura interna (comum em dias muito quente).

      Excluir
  51. Boa tarde Daniel, aqui em casa as abelhas Jataí estão no muro, com a isca eu consigo pegá-las? ou tem q aguardar um enxame sair pra ser capturado? E nesta época do ano eu consigo capturá-las? ou aguardo? não quero removê-las do muro quebrando e mexendo na colméia, quais as dicas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para pegar do muro somente retirando manualmente, a isca pode pegar possível enxameação e deve ser montada cerca de 2 a 3 metros longe da colônia nativa. Mas se a colônia não está em risco (por exemplo, o muro não vai ser demolido) então recomendo deixá-las lá, instale iscas! Em algumas regiões já tem colônias soltando enxames sim, nessa época já pode começar a espalhar iscas. Abraços.

      Excluir
  52. Eu recolhi um enchame de jatai de um barranco e coloquei em uma caixinha, elas ficaram 3 dias sem sair da caixa, até que no quarto dia elas resolveram sair, mas sairam todas, mais de mil, e ficaram assim por alguns dias, depois que esse alvoroço passou eu percebi que algumas abelhas saem da caixinha com bolinhas de cera na boca, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, quando tiramos a colonia de um local e passamos para uma caixa é normal elas ficarem uns dias sem sair, pois precisam arrumar toda a "bagunça" interna. Essa revoada pode ser zangões para fecundar uma nova rainha ou apenas uma revoada de reconhecimento ou stress. O que elas saem na boca não é cera e sim sujeira, estão limpando a casa, fezes delas e também larvinhas mortas. abraços.

      Excluir
  53. Daniel, preciso de ajuda urgente, quando meu pai recolheu o enxame do barranco, ele colocou pouco pote de mel, e hoje 1 mês após a transferência, eu abri a caixa e do lado onde fica a melgueira tinha um monte de abelha morta, o buraco que da acesso a melgueira estava tampado com cera, ou seja as abelhas estão apenas em uma parte de caixa. Para resolver o problema, eu limpei as abelhas mortas da melgueira, e reabri o buraco q da acesso para ela, e elas já produziram bastante mel, só que colocaram junto com o ninho, fiz certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Fez o correto, porém quando passa uma colonia para caixinha deve usar apenas as 2 partes de ninho. Lembrando que melgueira serve para elas depositarem o mel extra, e quando recém colocadas na caixa elas não tem mel extra para colocar lá. Elas vão primeiro colocar potes de mel e polen ao redor do ninho que é a "reserva particular" delas, e só depois vão começar a armazenar nas melgueiras. ok? qualquer dúvida entre em contato.

      Excluir
  54. Olá, irei realizar a divisao de um enxame que está bem forte, e gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo trocar o alimento artificial da caixa filha

    ResponderExcluir
  55. Amigã? Tô começando agora, aí vi essa receita e quero fazer.. Mas queria saber, eh q tenho álcool de cereais em casa aki, ele tem diferenciação de com cheiro e sem cheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, alcool de cereais pode usar tranquilo, o que não pode são aqueles alcools de mercado com cheiros para limpeza, ok? abraços

      Excluir
    2. Blz, mto obgd. Outra dúvida, vi q um jovem fez usando somente álcool e propolis. E fez esse processo, ele n falou da cera. Será q da?

      Excluir
    3. Acredito que dê certo sim, tem que fazer e testar para ver os resultados ok? abraços.

      Excluir
    4. Entendii, olha arrumei uma bolinha de cera de jataí, tamanho duma bolinha de ping pong, um amigo me deu. Tenho uma prima que tem propolis de jataí, que ela usa na garganta, mas diz q tem álcool misturado, faço usando propolis q ela tem? O q acha? Aah e parabéns pelo blog, mtoo boo!

      Excluir
    5. POde usar sim, pois vai alcool na composição do atrativo

      Excluir
  56. Boa Tarde, Daniel tem uma comeia de jatai no escritório onde trabalho, no centro da cidade, elas se instalaram ja tem 1 ano +/-, queria saber como faço para capturar e levar pra minha casa e começar a cultiva-las em casa. me ajuda ai como que eu faço de inicio?

    ResponderExcluir
  57. Olá! Para pegar uma colônia já instalada somente retirando manualmente, você pode usar iscas, porém a isca pode pegar possível enxameação e deve ser montada cerca de 2 a 3 metros longe da colônia nativa. Mas se a colônia não está em risco (por exemplo, está em um muro e ele não vai ser demolido) então recomendo deixá-las lá, instale iscas para tentar pegar possíveis enxameações, ok? Qualquer dúvida fique a vontade em entrar em contato. Abraços

    ResponderExcluir
  58. Olá, hoje dia 22 de setembro, um dia para a primavera, percebi uma grande movimentação de abelhas em uma das minhas iscas de pet, o que devo fazer, elas entram e saem da garrafa o tempo todo

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde! Deixe elas quietinhas ok! é a natureza agindo! abraços.

    ResponderExcluir
  60. Depois de quanto tempo a rainha chega, depois que as abelhas jatai começaram a arrumar a isca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, dizem que em torno de 10 a 15 dias a princesa chega e que depois a colônia ainda busca matéria prima na colônia mãe por + 1 mês a 1 mês e meio. Por isso esperar esse tempo para mudar de lugar. Abraços.

      Excluir
  61. Olá Daniel, hoje dia 27 de setembro capturei um segundo enxame, mas o que me intriga é: de onde eles vem, se nem na minha chácara, e nem nas chácaras vizinhas tem abelhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, bom dia! com certeza tem ninho em algum lugar ai no entorno, num raio de 600 a 800 metros e por ter pego já dois, sua região deve ser boa de pasto apícola. Sucesso ai amigo, tendo dúvidas entre em contato. Abraços.

      Excluir
    2. Olá, acho que eu não peguei outro não :(, porque ontem tinha várias jatais na isca, e hoje não tem quase nenhuma.

      Excluir
  62. Olá, depois de 7 dias (hoje) as abelhas Jatai sumiram da isca, tem entrada de cera, e tudo mais, o que aconteceu, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim isso pode ocorrer. O mais comum desse fato é as abelhas começam a se mudar para a isca e preparam o local para a chegada da princesa, depois de 7 a 10 dias +/- a princesa sai da casa mãe para vir para sua futura colônia, mas elas são maiores e lentas, são facilmente vistas e caçadas pelos passarinhos, então nesse voo até a isca elas morrem e sem a princesa não é possível a formação de uma nova colônia, então as abelhas operárias abandonam a formação do novo lar e retornam para a colônia mãe, ok?

      Excluir
  63. Boa noite peguei vários enxames de jatai em um barranco a uns 100 metros da casa quando eu colocar nas caixas ja posso trazer para casa no mesmo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com essa distância pode levar a caixinha pra sua casa sim, o importante é fazer esse processo durante a noite.

      Excluir
  64. Olá, estou me interessando por esse mundo de criação das abelhas e estou achando muito interessante! Mas uma duvida, eu tenho dificuldade em achar cera, por isso só usei álcool e própolis de farmácia numa isca que coloquei essa semana. Será que vai dar certo ? Se não, como eu posso melhorar essa isca ?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Quando comecei usei somente iscas pet com própolis de farmácia, consegui uma captura na época, vale apena tentar ok? Ou pode também comprar isca e atrativos prontos - www.lojadasabelhas.com.br

      Excluir
  65. Geralmente demora quanto tempo pras abelhas chegaraem na garrafa pet?

    Posso capturar as abelhas numa garrafa pet num sítio e levar pra minha casa a 1,5Km de distância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, As iscas devem ser instaladas em locais que existam colônias naturais/nativas e cerca de 2 metros ou mais longe da colônia natural.

      Lembre-se que capturar uma colônia é um fator que depende exclusivamente da natureza, com isso não existe um prazo e nem certeza para ocorrer capturas.

      Elas podem ou não escolher a isca para fazer seus ninhos, assim como a colônia nativa pode ou não soltar enxames, tudo isso vai depender da genética das colônias da região e principalmente flora local. Elas só vão soltar uma nova família, se a colônia mãe tiver bastante alimento armazenado (pólen e mel), com isso a colônia cresce e acaba soltando enxameações, e são essas enxameações que podem ocorrer de entrar nas iscas que armamos.

      A isca deve ser colocada protegida do sol e chuva e preferencialmente em locais calmos.

      A isca só deve ser trocada de lugar depois de no mínimo 1 mês.

      Excluir
  66. Olá, pode dar certo sim ok? seria interessante testar

    ResponderExcluir
  67. Olá Daniel e possível capturar a abelha jatai com mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, com mel não! passar mel na isca vai atrair formigas, ou no máximo umas abelhas que vão ir lá coletar o alimento, mas não vão instalar colonias ok?

      Excluir
    2. eu posso usar extrato de propolis diluido em agua ? É a unica coisa que eu tenho eu comprei em uma loja de produtos naturais

      Excluir
  68. Ola Daniel, sera que possoa acrescentar polen para fazer o feromonio ou nao e aconselhavel? Parabens pela ajuda que vem dando a todos. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! o polen é desnecessário no atrativo ok? Obrigado pela vista no blog, tendo dúvidas entre em contato! abraços,

      Excluir
  69. Ola Daniel, posso acrescentar polen como ingrediente para fazer feromonio? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pólen e mel não deve ser utilizado para fazer atrativos ok? abraços

      Excluir
  70. Daniel, sou de Porto Velho/Rondônia, encontrei uma colônia em um Cupinzeiro, ai lhe pergunto esse tipo de abelha(que ainda não identifiquei a espécie) poderá escolher uma Isca Pet como possível lugar para uma nova colônia? ou para essas espécies a Isca deve ficar enterrada ou algo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? sem saber a espécie não consigo te responder isso amigo, cuidado só pra não ser abelha europa... veja certinho a espécie antes de se aproximar muito! caso identifique a abelha me fale ok?

      Excluir
  71. eu so tenho propolis diluido em agua sera q funciona

    ResponderExcluir
  72. Olá!
    adorei as explicações.
    Porém a loja aonde comprei a caixa nada me disse sobre esta isca e feromonio e tals.
    Posso aplicar o mel diretamente na caixa? Funcionaria???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, tudo bem? não passe mel na caixa, só vai atrair formigas... o ideal é usar loção atrativa. Recomendo a Loja das Abelhas - www.lojadasabelhas.com.br

      Excluir
  73. Olá. Posso mudar a isca com jatai já instalado para uma distância de um km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, pode sim! desde que a isca já tenha no minimo mais de 15 dias, deve mudar ela durante a noite e manter a posição da garrafa (não virar de ponta cabeça).

      Excluir
  74. Olá. Posso transferir a isca Pet que tem um jatai instalado nela, para um lugar distante um km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim, o importante é fazer esse procedimento a noite e manter a isca sempre na mesma posição (cuidado para não virar a isca de ponta cabeça, pode matar a colônia... abraços)

      Excluir
  75. caro Daniel, boa tarde
    capturei um enxame de jatai faz uns 45 dias. posso mudar a isca de local? ela esta em local muito movimentado e temo que alguém mecha. Quero coloca-la em casa no local definitivo para ir acostumando antes
    de transferir para a caixa racional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? com esse tempo já pode passar pra caixinha sim! Primeiro leve ela, durante a noite, para sua casa no lugar definitivo que ela vai ficar, deixe pelo menos 3 a 4 dias, e depois já pode passar pra caixinha, qualquer dúvida me avise ok? E caso precise de caixinha, pode comprar pela minha Loja Virtual - www.lojadasabelhas.com.br - abraços.

      Excluir
  76. BOA TARDE! Gostaria da saber como é o processo de pegar as abelhas com isca , por exemplo: eu eu colocar feromonio dentro de uma cabaça e coloca ela proximo a um enxame que esta em uma parede , como ira funcionar ? o enxame todo vai para a cabça ou ira uma pouco de abelha formando assim um novo enxanme ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As iscas devem ser instaladas em locais que existam colônias naturais/nativas e cerca de 2 metros ou mais longe da colônia natural.

      Lembre-se que capturar uma colônia é um fator que depende exclusivamente da natureza, com isso não existe um prazo e nem certeza para ocorrer capturas.

      Elas podem ou não escolher a isca para fazer seus ninhos, assim como a colônia nativa pode ou não soltar enxames, tudo isso vai depender da genética das colônias da região e principalmente flora local. Elas só vão soltar uma nova família, se a colônia mãe tiver bastante alimento armazenado (pólen e mel), com isso a colônia cresce e acaba soltando enxameações, e são essas enxameações que podem ocorrer de entrar nas iscas que armamos. Ressalto que abelhas sem ferrão não se mudam de lugar, se já estão morando num local, lá vão ficar ao menos que sejam removidas manualmente.

      A isca deve ser colocada protegida do sol e chuva e preferencialmente em locais calmos. Jataís tem a tendência de enxamear mais em centro urbanos do que dentro de florestas, por exemplo.

      O ideal é repassar o atrativo dentro das garrafas a cada 3 meses. Ou em CAixas de madeira, todo mês.

      Qualquer dúvida estou a disposição, obrigado.

      Excluir
  77. Olá, Daniel. Posso utilizar esse método para as abelhas uruçu-nordestinas usando a cera, própolis e mel de uruçú-nordestina? Não encontro material na internet de capturas de uruçu-nordestina... Poderia me ajudar com isso? Ou mesmo me indicar uma maneira de atraí-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Pode usar esse método sim, só não coloque mel ou pólen. use apenas o própolis e cera delas. No entanto é necessário ver se na região aonde vai colocar as iscas exitem colônias delas nativas. Uruçus são bem raras de pegar em iscas, mas vale tentar.

      Excluir
  78. Daniel!
    Primeiro quero le parabenizar pela iniciativa e ajuda prestada aqui, estou querendo começar a criação de abelhas sem ferrão, já dei uma bela estuda na internet e queria passar pra prática agora, minha pergunta é, posso usar a entrada de um ninho ( aquele canudinho de cera) como atrativo numa isca, tem um ninho perto de casa e como você recomenda não retirar do local não irei retirar, até porque está dentro de um poste... Rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Obrigado pela visita, fico feliz em saber que o material disponibilizado aqui tem ajudado. Pode usar o canudinho sim, mas só ele a chance de captura é bem baixa, o ideal é passar também atrativo dentro das iscas. Qualquer dúvida me avise, abraços.

      Excluir
  79. Ola, eu posso usar cera de abelha europeia na entrada da isca para jataí?

    ResponderExcluir
  80. A cera mista do jataí vc coloca dentro ou fora do enxame, ou tanto faz?

    ResponderExcluir
  81. Olá Daniel, aqui na minha cidade ninguém ainda cria abelhas sem ferrão, somente apis, acha que funciona um atrativo de cera de apis, porpolis de farmacia e alcool de posto para pegar ASF ?
    Aqui tem bastante tubunas, o que acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, monte as iscas sim, pode ocorrer de capturar, no entanto o ideal seria usar atrativo próprio delas, ok?

      Excluir
  82. Respostas
    1. Olá! A cera de Jataí é difícil achar para comprar, você pode substituir pela cera Mista. Pode comprar em www.lojadasabelhas.com.br

      Excluir
  83. Boa tarde Daniel!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Usando o atrativo para um tipo de abelha (Jataí, por exemplo), somente essa abelha ira se instalar na isca? Ou corro o risco de ter um tipo diferente de abelha na minha isca? Se sim, existe a possibilidade de se instalar abelhas com ferrão na isca?
    Att,
    Hugo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, tudo bem? Geralmente fazemos os atrativos com material de várias abelhas, e sim, pode atrair qualquer tipo de abelha sem ferrão. A mais comum de se pegar é a Jataí, mas dependendo da região, pode sim pegar outras. Já tive clientes que com meu atrativo pegou além da Jataí - Iraí, Mirim, Marmelada e Mandaguari.

      Excluir
  84. boa tarde..eu ser aka do rio de janeiro e gostei de ler que as pessoas lhe pergunta e tu responde com um carinho só porque colega seus que nem ai, seja assim pessoa predestinada fq com DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, essa é a ideia de meu blog, poder compartilhar conhecimentos e ajudar as pessoas. Obrigado pela visita.

      Excluir
  85. Tudo bem camarada? Qual a validade desta isca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Não tem validade ok. É só deixar bem fechada

      Excluir
  86. Daniel boa tarde, eu posso usar extrato de própolis industrializado como iscas para abelhas Jatai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Até pode, mas geralmente não se tem resultado ok? Caso queira o atrativo já pronto para Jataí, pode comprar através desse link: https://lojadasabelhas.com.br/item/Atrativo-Jatai-%252d-Locao-ISCA-%28Feromonio%29.html

      Excluir
  87. Olá Daniel, tudo bem? Tenho geoprópolis in natura de mandaçaia, se fizer atrativo com ele, posso capturar abelha Jatai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Pega sim amigo, uso muito produtos da mandaçaia para fazer meus atrativos e dá muito certo. Aqui uso também material da Tiuba. Abraços e boas capturas!

      Excluir
  88. Caro Daniel, parabéns pela disponibilização de informações e pela dedicação que demonstra dispensar ao assunto.
    Tenho uma questão sobre Tubunas que há anos se instalaram dentro de um eletroduto de pvc e lá aprisionaram toda a fiação. Preciso passar novos cabos e também substituir e fixar um interruptor mas temo fazer alguma besteira e prejudicar a colônia. O cano tem apenas 1,5 m por diâmetro de 3/4", acho incrível que elas tenham conseguido se organizar em local tão apertado. Será que o cano está todo tomado por elas? Estive pensando em cortar os cabos, remover o cano e cortá-lo longitudinalmente para expôr o conteúdo mas e se quando fizer isso atingir a rainha?
    Tem alguma recomendação mais adequada ou mais prática para esta situação?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Realmente para Tubuna esse local é extremamente apertado. Elas devem ter fechado sim tudo por dentro e ao tirar e passar fios, irá destruir parte ou totalmente a colônia. O ideal seria cortar o cano e remover elas desse local passando para uma caixinha de madeira, a rainha pouco provavelmente será afetada, pois a tendência é ela ir para o meio dos discos quando começamos a mexer, faça o procedimento com cuidado

      Excluir
  89. Bom dia Daniel, tenho um enxame de ASF se instalando em uma parede, perto do chão, na minha lavanderia. Estão alí ha uns 3 meses. Comprei uma caixa para tentar capturá-las. em qual altura devo colocar? Desde já agradeço e parabenizo pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as iscas devem ser montadas cerca de 2 metros ou mais, longe da colônia nativa. Lembrando que as abelhas sem ferrão não se mudam de lugar, o que pode conseguir capturar em iscas é futuras enxameações.

      Excluir
  90. Daniel, bom dia! capturei umas jatais na isca pet. Quero leva-las para uma outra casa onde irei fazer a transferencia para uma caixa de madeira. Teria problema? Tenho que fazer a noite? Como tanpara a entrada da garrafa? obrigado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a movimentação deve ser feita sempre a noite, com o cuidado de manter a isca na mesma posição. A jataí elas fecham o bico a noite, então não precisa se preocupar em fechar, elas não vão sair. Mas caso fique com receio, pode remover o biquinho de cera e colocar um pedacinho de sombrite ou qualquer outra telinha fina fechando a entrada.

      Excluir
  91. Daniel, ao retirar um enxame, apoa colher o mel, restou uma mistura de própolis, cera, polem e mel. Tudo misturado. Posso usar na preparação do atrativo ou coloco um pouquinho na entrada da isca. Ha como apurar esse material? Qual a nemelh solução?

    ResponderExcluir
  92. Olá Daniel!!! Me diga uma coisa, por favor: coloco a cera dentro da caixinha e umedeço com o líquido??? Socorro!!! Comprei o kit jataí, da loja das abelhas, mas não veio um manual...
    Obrigada por me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, banhe a garrafa pet por dentro com a loção, a cera é para colocar em volta do furo de entrada que fizer na tampa. Aqui no blog tem um link ensinando passo-a-passo a montar as iscas.

      Excluir
  93. Gilmar Inácio Silva contador - pode usar todo esse material mistura para fazer o atrativo, ok?

    ResponderExcluir
  94. Parabéns Daniel pelo belíssimo trabalho

    ResponderExcluir