domingo, 9 de setembro de 2018

Moça Branca (Frieseomelitta doederleini)

A Abelha Moça Branca é típica do bioma Caatinga. Apontada como espécie endêmica do Nordeste, a moça branca esta distribuída geograficamente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A moça branca se caracteriza pelo seu pequeno porte, cabeça preta, tórax, abdômen e pernas pardacentas.

Produz mel claro, de aroma suave e muito valorizado. Abelha que tolera a seca, produz mel principalmente a partir das flores do umbu, umburana, espécies que florescem no período mais seco da região.

São abelhas pequenas e muito defensivas, com o comportamento de depositar própolis sobre a pessoa quando importunada. As proximidades da colméia são cobertas com própolis pelas próprias abelhas. A entrada do ninho é pequena, não saliente e permite que apenas uma abelha passe por vez. A cria é produzida em células que encostam levemente umas nas outras ou são ligadas por um cabo pequeno de cerume, formando grupos parecidos com cachos”. Não fazem discos de cria e não fazem invólucro. Os potes de pólen são cilíndricos ou cônicos, com cerca de 3 cm de altura e os potes de mel são ovoides, com cerca de 1,5 cm de altura, as colônias podem ser médias ou grandes.

A Moça Branca apesar de ser bem pequena, ela é muito forte, rústica, boa produtora de mel e com grande poder de recuperação de suas colônias.

Por pertencerem ao grupo das trigonas, elas para serem divididas precisam de uma realeira.

Um comentário:

  1. Muito boa sua descrição. Mas já vi uma enxameação dessa espécie, no Paraná, no município de Santana do Itararé, divisa com o Estado de São Paulo. Como será que vieram parar aqui?

    ResponderExcluir