sábado, 6 de outubro de 2018

Mandaguari Amarela ou Tujumirim (Scaptotrigona xanthotricha)

Ocorrem naturalmente nos estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo..

São abelhas bastante defensivas e possuem colônias muito populosas. São boas produtoras de mel, porém produzem própolis e pólen em grande escala.

Na natureza as colônias são encontradas em ocos de árvores grossas. A entrada do ninho é feita de cerume mais claro em forma de funil. Os discos de cria são protegidos por cerume e envolvidos pelos potes de alimento. Os discos de cria podem chegar até 16 cm de diâmetro de forma helicoidal ou sobrepostos horizontalmente. Os potes de alimentos possuem de 2,5 cm até 3 cm de altura. A população da colônia varia em torno de 2 mil abelhas.

Pelo fato de ser uma espécie de abelha bem rústica, ela praticamente está imune ao ataque dos forídeos,  conseguem se proteger muito bem contra eles.

Para a multiplicação de colônias usa-se discos maduros e realeiras, entretanto muitos meliponicultores (inclusive eu) tem feito multiplicações sem a presença de realeira, e um resultado de 100% no surgimento de rainha nas caixas filhas. Faço multiplicações dessas abelhas desde 2015 sem me preocupar em localizar realeira, todas elas até hoje foram muito bem sucedidas. 

Um comentário: