quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Meliponário Ypy, Primeiro Meliponário Urbano de Limeira-SP

O Meliponário Urbano de Limeira recebeu na manhã de hoje (11/10/2018) as duas primeiras colmeias de abelhas nativas, das espécies Mandaguari e Jataí. As colônias foram doadas pelo meliponicultor Daniel Marostegan Doro. O equipamento foi instalado na Praça 1º de Maio, no Jd. Morro Azul, e nomeado de Ypy, que em tupi-guarani significa “origem”. O idealizador do projeto é o capitão da PM Costa Pereira. As secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, de Obras e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana se mobilizaram para viabilizar o projeto em parceria com a Polícia Militar.

Daniel ressalta que as espécies escolhidas não possuem ferrão e são dóceis, não representando nenhum tipo de risco para a população. Será feita a doação de outras espécies nos próximos meses, como a mandaçaia, lambe-olhos e mirim droryana. “Elas precisam se fortalecer antes de serem transportadas”, explica.

Ele conta que a preservação das abelhas nativas do Brasil é fundamental para a vegetação do país, já que as exóticas não fazem o trabalho de polinização de plantas nativas. “Minha intenção é dar uma contribuição de tempo e conhecimento para que outras pessoas também se conscientizem e atuem na preservação das abelhas”, fala. Além da doação das colmeias, Daniel contribuirá de forma voluntária em atividades de educação ambiental que envolvam o meliponário urbano.

Para o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Rogério Mesquita, o ganho ambiental dessa iniciativa é muito positivo. “É fundamental que a prefeitura fomente ações como essa que, além de preservar, promovem conscientização.” Mesquita ressalta, ainda, que a intenção é que a iniciativa seja expandida para outros espaços públicos, como o Horto e parques arborizados descentralizados.

MELIPONÁRIO URBANO

Trata-se de um espaço público em que serão colocadas colmeias e enxames de abelhas meliponas, que são nativas, não possuem ferrão e são dóceis. O equipamento começou a ser instalado em agosto na Praça 1º de Maio, no Jd. Morro Azul, próximo à Base da PM e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. A expectativa é que sejam colocadas no local 15 colmeias distintas.

A área destinada ao Meliponário Urbano é de 20 m², protegida com grades largas para possibilitar a entrada e saída das abelhas. Haverá ainda comunicação visual sobre o projeto com identificação das abelhas e informações para a população. Foram plantadas no local as flores mini-erica e icsória, para estimular o desenvolvimento das colmeias e enxames.

2 comentários:

  1. Bom dia. Parabéns pela atitude. Gostaria muito de ter alguma colméia . Para ter em casa. Moro bem próximo a serra da Cantareira e tem muitas árvores na minha região. E possível eu conseguir alguma. Iria busca lá. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Sua região é rica em abelhas, você pode preparar iscas e tentar fazer capturas, anda melhor do que criar abelhas da própria região, ok? Navegue me nosso blog, tem muitas dicas ensinando a montar as iscas para capturas, e tendo dúvidas fique a vontade em entrar em contato! Abraços.

      Excluir