terça-feira, 9 de julho de 2013

Isca para Captura de ASF

Olá pessoal, vamos ver nessa matéria uma explicação passo-a-passo sobre como montar uma isca para captura de ASF.

Materiais

- Garrafa pet 2L
- Loção (feita com feromônio da espécie que deseja capturar);
- Cera (de Jataí ou alveolada)
- Saco de lixo preto;
- Jornal
- Faca
- Fitaadesiva

Como Montar

- Coloque um pouco da loção dentro da garrafa pet 2L e agite bem (Recomendo deixar a loção dentro da garrafa tampada, de um dia para o outro)
- Após isso, retire o excesso da loção dessa garrafa (e guarde), deixando-a somente com o cheiro e os pedaços de cera que ficaram grudados
- Embrulhe a garrafa no jornal
- Após estar bem embrulhada no jornal, embrulhe-a no saco preto e passe fita adesiva para ficar tudo bem preso (Lembre-se, a garrafa precisa ficar bem escura em seu interior)
- Pegue a tampa da garrafa e faça um furo 
- No lado de dentro da tampa, coloque um pouco da cera (de preferência em volta de todo buraco, porém com cuidado para não tampá-lo)
- Feche a garrafa com a tampa, e do lado de fora faça o mesmo processo, coloque cera de jataí em volta de toda entrada da garrafa. (Também costumo colocar uns pedacinhos de cera solto dentro da garrafa)




O período de enxameamento é aproximadamente de Setembro até Março/Abril. É importante que as caixas iscas sejam colocadas com antecedência, pois as abelhas procuram um local para se enxamear bem antes desse período. É importante ressaltar que um enxame recém estabelecido, por enxameagem, não deve ser retirado de imediato do local. Isso só deve ser feito quando a nova colônia estiver completamente estabelecida, com boa quantidade de discos de cria e alimento estocado.

Dúvidas comuns: 

Após a captura posso mudar a isca de lugar?  Pode sim, mas somente depois de pelo menos 15 dias.

Consegui capturar, agora quanto devo esperar para passar para caixinha? O ideal é aguardar de 35 a 40 dias para passar para a caixinha definitiva.

Posso deixar ela para sempre na PET?  O ideal é não deixar mais do que 6 meses na PET.



Agora é só escolher um lugar para pendurar a isca e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário