sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Identificação de Realeiras

Bom dia amigos!

Muitas pessoas ao iniciar na Meliponicultura sentem dificuldade em fazer divisões de abelhas que necessitam ter realeira para o nascimento de uma princesa, ou seja, para se fazer uma divisão com sucesso é necessário além de discos nascentes, que neles tenham uma realeira nascente.
Pois bem, abelhas como Jataí, Iraí, Mirins, Tubuna, Mandaguari, Canudo, Marmelada, entre diversas outras constroem a realeira para garantir que, caso haja algum imprevisto com a rainha atual, elas tenham uma princesa reservada para se tornar rainha, tanto que muitas até chegam a fazer uma "prisão" para essa princesa, no caso de necessidade, ela estará lá "guardada". E outras vezes, quando a colônia está bem forte e desenvolvida é possível encontrar mais de 1 realeira, nesse caso é aonde vemos as enxameações acontecerem, onde uma nova colônia é feita naturalmente.
Mas quando temos um enxame em pleno desenvolvimento e vamos dividi-lo, para se ter certeza do sucesso, é importante levar para a caixa filha um disco com a dita Realeira.

Na maioria das espécie é muita fácil localizar ela, basta olhas nas extremidades dos discos que logo ficará visível, a realeira é um alvéolo de cria bem maior que o outro, fácil de se ver em destaque.

Nas fotos abaixo, segue em destaque a realeira no disco de cria de Jataí.

Discos de cria de Jataí, com 2 realeiras

Realeiras da Jataí em destaque

Espero que essa matéria venha a ajudar. Se alguém tiver alguma dúvida fique a vontade em entrar em contato. Abraços a todos, paz!

6 comentários: