sábado, 25 de maio de 2013

Boca de Renda (Melipona seminigra merrilae)

A Uruçu Boca de renda, possui em sua estrutura discos de crias sobrepostos, horizontalmente. Assim como em todas as espécies, as células mais jovens são escuras e as células mais velhas são claras, devido à remoção de cera pelas operárias conforme o desenvolvimento das larvas. São abelhas grandes e com o corpo avermelhado. Produzem bastante mel, na Amazônia é a maior produtora. Essa espécie não apresenta agressividade. Possui fácil manejo, porém em sua divisão o enxame fica vulnerável a ataque de forídeos.
Esta espécie de abelha tem o nome caracterizado pela arquitetura da entrada do ninho em forma de renda circular.
É do gênero Melipona e não apresenta célula real. A rainha virgem, um pouco menor que as operárias e mais escura, nasce de células comuns do mesmo tamanho das células de operárias e zangões.

Sua distribuição geográfica é Amazonas, Acre e Roraima. É uma espécie sensível ao frio mas se adaptar bem em várias regiões, como por exemplo em são paulo (recomenda-se utilizar caixas modelo INPA com espessura de 4 a 5 cm).

2 comentários:

  1. Boa tarde amigo tudo bem!!! Tb me chamo Daniel e tenho 01 caixa de uruçu boca de renda!!! Morava em SP e nunca tive problema com elas por 04 anos!!! Agora estou morando em Barretos e ontem tive um grande susto o chão de casa da garagem com o jardim forrado de abelhas contei umas 250 ai parei!!!! Vc pode ajudar! Oq posso fazer? Sera q isso pode ser veneno de dengue?

    ResponderExcluir
  2. Dengue não tem nada haver, pode estar infestado de mosquitos que nunca vão interferir nas abelhas. Verifique se esta região que vc morando tem muita plantação de cana ou soja. Os agrotóxicos que caem nas abelhas fazem com que elas perdem o senso de direção e elas se perdem e não acham a sua colmeia mais, ou então elas voltam até a colmeia, porém ao chegarem lá, as abelhas guardiãs barram essas abelhas contaminadas para não contaminarem a colmeia e quanto elas tentam de novo são esquartejadas para não entrarem.

    ResponderExcluir