Bom dia amigos! Ontem um amigo de Ipatinga-MG e grande apreciador das nossas queridas ASF, Danilo Denúbila, veio visitar meu meliponário e trouxe de presente umas sementes de uma plantinha que tem muito lá em sua cidade, e que ele tem observado grande presença de abelhas, tanto apis melífera quanto as nativas.
Por curiosidade, fui procurar identificar essa flor e agora pouco com ajuda de amigos meliponicultores descobri que era a "erva-de-touro", também conhecida em algumas regiões por "margarida-tridax" ou "botões-de-casaco". Resolvi pesquisar mais a fundo sobre essa pequena plantinha:
Família: Compositae(Asteraceae) - Origem: América Central
Descrição Morfológica: Planta herbácea, com caules ascendentes, variando entre 30 e 50 cm de altura. Altamente competitiva e desenvolve-se rapidamente em lugares de temperatura elevada e boa umidade. Planta anual ou bienal, com reprodução por semente.
Distribuição: Foi inicialmente introduzida na África, onde se alastrou abundantemente. No Brasil, é comumente encontrada na Amazônia, Pantanal e principalmente na Mata Atlântica. Também nasce muito em beira de estradas, gramados e terrenos baldios
Plântula: Cotilédones em forma de espátula, levemente pilosos. Folhas elípticas, com margens apresentando pequenos dentes e nervura principal visível. Coloração verde.
Folhas: São pilosas e ásperas, comprimento variando entre 4 a 6 cm por 1 a 3 cm de largura. São simples e dispõem-se opostamente.
Caule: Cilíndrico, ramificado, podendo ou não apresentar pelos em sua superfície, com nós capazes de formar raízes adventícias, quando em contato com o solo.
Sementes: Forma cilíndrica, com base estreita e ápice truncado. Coloração escura e pelos esbranquiçados na superfície. Papillho plumoso, com longos pelos.
Inflorescência: Hastes longas e pilosas, com capítulo solitário no ápice, sustentados por um pedúnculo de 15 a 25 cm de comprimento. As flores marginais são branco-amareladas e as centrais, de coloração amarelada.
Medicinal: Utilizada na medicina popular ao redor do globo como anti-inflamatória hepatoprotetora, na limpeza de ferimentos, antidiabética e antimicrobiana; o suco extraído das folhas é antisséptico, inseticida, repelente de insetos e parasiticida; usada também para estancar sangramentos, as folhas também são usadas em caso de diarreia ou para evitar queda de cabelos, assim como promover seu crescimento; na África também é muito usada como remédio para conjuntivite.
Recuperação de áreas degradadas: É uma poderosa absortiva de cromo de solos contaminados.
Importante: Planta de fácil propagação. Ótimo para pasto apícola por produzir boa quantidade de pólen e néctar, além de florir praticamente o ano inteiro.
Grande Daniel e Danilo.
ResponderExcluirIsso é muito importante, a divulgação da Meliponicultura, estreitar relacionamentos.
Grande abraço e muito sucesso pra vocês.
Boa noite amigo Daniel eu li seu cometario respeito desta planta eu sou a picultor tenho varias caixa de belha e gostaria se voçe me cosegue um pouco de semente para eu plantar a qui no rs me passe o valor se me consegue pode me mandar a te por carta ok aguardo resposta == obrigado ==
Excluirmeu contato e sidneicardinal@yahoo.com.br
Esqueceram de citar que os antigos usavam esta planta como tonico sexual!!!!
ResponderExcluirVi essa planta na calçada de minha casa agora resolvi pesquisar estou nesse dilema agora ! E vi o quanto ela é importante ! Tenho diabetes há uns 13anos nunca consegui abaixar minha glicose! E na pesquisa que fiz diz que ela é desinflamatoria e tbm anti diabética só não vi como se tomar o chá das folhas ou das flores gostaria muito de saber!
ResponderExcluirEsqueci de dizer que sou de Ipatinga MG !
ResponderExcluir