quinta-feira, 23 de maio de 2013

Erva-de-touro (Tridax procumbens L.)

Bom dia amigos! Ontem um amigo de Ipatinga-MG e grande apreciador das nossas queridas ASF, Danilo Denúbila,  veio visitar meu meliponário e trouxe de presente umas sementes de uma plantinha que tem muito lá em sua cidade, e que ele tem observado grande presença de abelhas, tanto apis melífera quanto as nativas.

Por curiosidade, fui procurar identificar essa flor e agora pouco com ajuda de amigos meliponicultores descobri que era a "erva-de-touro", também conhecida em algumas regiões por "margarida-tridax" ou "botões-de-casaco". Resolvi pesquisar mais a fundo sobre essa pequena plantinha:


Família: Compositae(Asteraceae) - Origem: América Central

Descrição Morfológica: Planta herbácea, com caules ascendentes, variando entre 30 e 50 cm de altura. Altamente competitiva e desenvolve-se rapidamente em lugares de temperatura elevada e boa umidade. Planta anual ou bienal, com reprodução por semente.

Distribuição: Foi inicialmente introduzida na África, onde se alastrou abundantemente. No Brasil, é comumente encontrada na Amazônia, Pantanal e principalmente na Mata Atlântica. Também nasce muito em beira de estradas, gramados e terrenos baldios

Plântula: Cotilédones em forma de espátula, levemente pilosos. Folhas elípticas, com margens apresentando pequenos dentes e nervura principal visível. Coloração verde.

Folhas: São pilosas e ásperas, comprimento variando entre 4 a 6 cm por 1 a 3 cm de largura. São simples e dispõem-se opostamente.

Caule: Cilíndrico, ramificado, podendo ou não apresentar pelos em sua superfície, com nós capazes de formar raízes adventícias, quando em contato com o solo.

Sementes: Forma cilíndrica, com base estreita e ápice truncado. Coloração escura e pelos esbranquiçados na superfície. Papillho plumoso, com longos pelos.

Inflorescência: Hastes longas e pilosas, com capítulo solitário no ápice, sustentados por um pedúnculo de 15 a 25 cm de comprimento. As flores marginais são branco-amareladas e as centrais, de coloração amarelada.


Medicinal: Utilizada na medicina popular ao redor do globo como anti-inflamatória hepatoprotetora, na limpeza de ferimentos, antidiabética e antimicrobiana; o suco extraído das folhas é antisséptico, inseticida, repelente de insetos e parasiticida; usada também para estancar sangramentos, as folhas também são usadas em caso de diarreia ou para evitar queda de cabelos, assim como promover seu crescimento; na África também é muito usada como remédio para conjuntivite.

Recuperação de áreas degradadas: É uma poderosa absortiva de cromo de solos contaminados.


Importante: Planta de fácil propagação. Ótimo para pasto apícola por produzir boa quantidade de pólen e néctar, além de florir praticamente o ano inteiro.


Portanto meus amigos, é uma plantinha que todos nós meliponicultores temos que ter em algum cantinho! Se já fiquei contente de receber as sementes de presente, depois de saber a potência dessa pequena plantinha, fiquei ainda mais feliz!

Daniel (Meliponário Jardim) e Danilo Denúbila

5 comentários:

  1. Grande Daniel e Danilo.
    Isso é muito importante, a divulgação da Meliponicultura, estreitar relacionamentos.

    Grande abraço e muito sucesso pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo Daniel eu li seu cometario respeito desta planta eu sou a picultor tenho varias caixa de belha e gostaria se voçe me cosegue um pouco de semente para eu plantar a qui no rs me passe o valor se me consegue pode me mandar a te por carta ok aguardo resposta == obrigado ==
      meu contato e sidneicardinal@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Esqueceram de citar que os antigos usavam esta planta como tonico sexual!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vi essa planta na calçada de minha casa agora resolvi pesquisar estou nesse dilema agora ! E vi o quanto ela é importante ! Tenho diabetes há uns 13anos nunca consegui abaixar minha glicose! E na pesquisa que fiz diz que ela é desinflamatoria e tbm anti diabética só não vi como se tomar o chá das folhas ou das flores gostaria muito de saber!

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de dizer que sou de Ipatinga MG !

    ResponderExcluir