sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mandaçaia (Melipona quadrifaciata)


É encontrada ao longo da costa atlântica desde o Norte até o Sul, sendo que a quadrifaciata e encontrada nas regiões de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo estas mais resistente a baixas temperatura e umidade, estão adaptada ao clima: A subespécie anthidioides ocupa as regiões ao Norte, sendo que no Estado de São Paulo podemos encontrar as duas subespécies. esta subespécie e mais adaptada a clima de temperaturas mais altas.

A Mandaçaia Melipona Quadrifaciata Quadrifaciata habita regiões mais altas e mais frias, o comportamento externo dessa subespécie em relação a temperaturas e umidade relativa alta 75 a 90% no verão no horário das 8 a 11 horas é bem intenso o trabalho de coleta. Devido ao seu tamanho avantajado, possui bom controle de temperatura corporal, o que lhe permite viver em lugares mais frio.
O Mel - O mel produzido pela abelha Mandaçaia é procurado pelo seu agradável sabor. Em caixa racional e com boa florada pode produzir até 4kg/ano.



Morfologia - É uma abelha de cor negra, tendo em seu abdômen quatro listras amarelas transversais, A região entre as antenas, geralmente possui pelos negros, é uma abelha robusta e o seu tamanho mede entre 8 a 12 mm. A colméia tem aproximadamente 400 a 500 indivíduos.

Seu habitar e ninho - A Mandaçaia constrói seus ninhos em ocos de árvores vivas ou morta, numa altura média, a entrado do ninho e construída com uma mistura de barro saliva e resina extraída das plantas, na parte externa no buraco de entrada elas constroem sulcos radiais, sendo que nesse buraco passa uma abelha de cada vez. A partir do buraco de entrada encontramos um túnel que chega até 20 cm feito de geoprópolis de cor mais clara que vai terminar no ninho de cria. O ninho e envolvido por lamelas de cerume irregulares que chamamos de invólucro, que tem composição de cera e própolis, que tem a finalidade de preservar a temperatura interna do ninho e suas crias.

O ninho tem o formato de um ovo, as crias são em forma de discos um em cima do outro com pilares separando para que as abelhas possam fazer limpeza e reparos, os discos estão no sentido horizontal, os discos são formados por células com (+/-) 1 cm de altura por 0,5 de largura feito com cerume, onde a rainha faz a postura dos ovos. Constroem também com o mesmo material os potes ovais onde guardam o mel e o pólem separado um do outro mede cerca de 3 a 5 cm de altura por 1 a 3 de diâmetro são ligados entre si, são encontrado em volta do ninho e a sobra e guardado na parte de cima do ninho, quando o ninho é no oco de uma arvore também guardam em baixo.

O ninho desta abelha possui uma população bem menor em relação a abelha apis (Africanizada) não chega a ultrapassar a 600 abelhas. A Mandaçaia é uma abelha muito mansa, mas costuma espantar os intrusos com movimentos bem intenso em redor do inimigo e chega a dar pequenos mordisco com suas fortes mandíbulas, quem não a conhece corre, pois enxame forte assusta.
É uma abelha bem sociável fácil de multiplicar é do gênero Melipona, que a cada 100 abelha que nasce 10 a 25% são princesa virgens e uma é escolhida para ser a rainha, as operárias desempenham várias funções na colônia de acordo com sua idade, As mais jovens de cor mais clara, ficam sempre na região dos discos aquecendo as crias, num segundo estágio se ocupam na construção das células e colocação de alimento, na medida que vão ficando mais adulta trabalham na construção de potes de alimentos, quando atingem a idade adulta se tornam operárias, que tem como trabalho o transporte para dentro da colméia, de néctar, pólen, barro e resina, o néctar é transportado no pré estômago e os três últimos nas curbículas, As operárias também fazem limpeza interna e fabricam potes e células.
Em colônia de Mandaçaia, as operárias tem seus ovários desenvolvidos e muitas vezes fazem postura, Estas postura podem ser efetuada antes ou após a postura da rainha, geralmente ovos de operárias, posto antes da postura da rainha, são comidos pela rainha, e os ovos postos após a postura da rainha darão origem a zangões (machos), isto porque a larva do macho se desenvolve mais rápido comendo o ovo posto pela rainha. Estes ovos tem a mesma forma dos ovos de rainha e mesmo os que são postos antes dos da rainha, podem dar origem a machos, em colônias de Mandaçaia Quadrifacia da região Sul do Brasil os machos são menores que as operárias.

Hibridismo da Mandaçaia

Em várias espécies de ASF podemos observar casos em que certas espécies tem uma ligação para ocorrer a hibridação entre elas, ou seja, um macho de uma determinada espécie fecunda a rainha virgem de uma outra espécie, formando o que chamamos de uma espécie "HÍBRIDA" ou como eu prefiro chamar, espécie "MESTIÇA".

Uma espécie muito conhecida por isso são as Mandaçaias. A Mandaçaia, pode ser da espécie Quadrifasciata Anthidioidis (MQA) ou quadrifaciata quadrifaciata (MQQ), onde estás duas sub-espécies se hibridam com facilidade, modificando sua aparência de forma que ela tenha características de cada uma das duas espécies e formando assim a Mandaçaia Híbrida (ou Mandaçaia Mestiça).

Observe na foto abaixo um exemplar de cada espécie, sendo a primeira da esquerda para direita Quadrifasciata Quadrifasciata (MQQ), a do meio uma Quadrifasciata Anthidioidis (MQA) e a terceira a espécie Híbrida (Mestiça), onde suas listras no abdômen ficam com as características de ambas.
Com certeza a Mandaçaia Híbrida aderi as melhores características de cada uma das espécies; fazendo potes de alimento grandes igual a MQQ, não cessando a postura durante o pico do inverno igual a MQA, sendo uma abelha de grande porte, a rainha faz uma postura muito boa, seus discos de cria são de excelente diâmetro e a população dos enxames esta sempre grande e com uma certa agressividade, coisa que é difícil de relatar nas espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário