A Odontonema (Odontonema strictum) é um arbusto de ramagem ereta e porte médio, alcançando 2 m em cultivo. Ela é originária das matas tropicais da América Central. Suas folhas são ovaladas, opostas, glabras e de coloração verde-brilhante. Os ramos são de textura semi-herbácea, de coloração verde, tornando-se arroxeados no ápice. As inflorescências são do tipo panícula, terminais, com muitas flores vermelhas, tubulares. O período de floração varia de acordo com a região onde está inserida, podendo ser primavera e verão ou outono e inverno.
O jardim tropical é o mais adequado para esta planta, que gosta de clima úmido, quente e prefere ter proteção contra o sol mais forte. Ela pode ser aproveitada em grupos irregulares ou em renques, assim como isolada em vasos e jardineiras. Suas inflorescências duradouras a tornam apropriada também para flor-de-corte. Atrai abelhas, borboletas e beija-flores.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Podas de formação e adubações anuais estimulam a renovação da folhagem, e uma intensa floração. Apesar de ser tipicamente tropical, ela é tolerante ao frio, desde que este não seja muito rigoroso. Multiplica-se facilmente por estaquia.
* Por ser uma planta rica em nectar, plantei 3 exemplares aqui no jardim para verificar a aceitação das ASF, essa semana uma muda começou a soltar a primeira flor. Tendo notícias, complemento esse post!
Após a plena florada dessa planta, posso afirmar que as Jataís e Mirins amam essa planta, pois desda floração minha colônias cresceram e começaram a produzir bastante mel. Outra abelha que tenho visto muito nessa planta é a Uruçu Nordestina.
Após a plena florada dessa planta, posso afirmar que as Jataís e Mirins amam essa planta, pois desda floração minha colônias cresceram e começaram a produzir bastante mel. Outra abelha que tenho visto muito nessa planta é a Uruçu Nordestina.
Boa tarde, jovem compartilhei sua postagem no G+, porque seu post me salvou de uma enrascada, ahahah... falei que sabia o nome da planta e foi difícil encontrar quando procurei. Bem, agora está tudo certo.
ResponderExcluirSe houver problema com o compartilhamento, é só falar que eu retiro. OK?
olá amigo, boa tarde! Tudo na paz? Fique a vontade em compartilhar matérias de meu blog! A ideia do blog é justamente isso, compartilhar informações! Abraços e obrigado pela visita!
Excluir