A Uruçu Amarela ou Bugia, como é conhecida popularmente por ser da mesma cor do macaco Bugio nativo da mata atlântica (mata predominante no sudeste e sul do Brasil) .
Conhecida no Brasil como Uruçu amarela ou Rufiventris, mas é um nome comun pois existe no Brasil 4 espécies de Uruçu amarela mais conhecidas, entre elas:
-Uruçu amarela - Bugia (M. ruf. mondory) que é dominante na Mata Atlântica.
-Uruçu amarela - Planalto central (M. rufiventris rufiventris) que é dominante no centro do Brasil em regiões mais quentes.
-Uruçu amarela - Flavolineata (M. flavolineata) dominante no Maranhão e Pará em regiões mais umidas.
-Uruçu amarela preguiçosa - (M. puncticollis) dominate no Pará e mata amazonica.
Essa são as espécies mais conhecidas das Uruçus amarelas. No entanto existem cerca de 14 subespécies.
Um enxame populoso em local de mata atlântica é capaz de produzir até 6 kg de mel pro ano e podem chegar tranquilamente de 4 a 5 mil abelhas em um enxame em condições favoráveis.
Realmente está espécie é suscetível a forídeos quando o enxame está mais novo, e para se obter sucesso na criação é preciso se trabalhar apenas com enxames a nível 70% de força ou mais, ao realizar divisão nesta espécie quando seu enxame não está suficientemente forte e com bom estoque de pólen e mel é muito provável a perda, pois por algum motivo a rainha se forma mais não começa a realizar postura, e assim o enxame é atacado por forídeos, e acaba definhando até a morte.
É incrível ver tamanha força e vontade de trabalhar na colecta de pólen e néctar desta espécie, mesmo no inverno, a primeira espécie a trabalhar e ter grande movimento são as Bugias, saindo mais cedo até que as Mandaçaias. E como são batalhadoras, acham pólen não sei onde e como!
Amigo Daniel, por acaso você vende enxames prontos dessa abelha ou de outros tipos ?
ResponderExcluirleandro.oliveira.costa@hotmail.com
Muito bom ! Obrigado
ResponderExcluir