segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Túnel para Caixas

Olá amigos, hoje vou postar um modelo de túnel para caixas, que aprendi com amigos meliponicultores lá do sul.
A partir de então, tenho utilizado isso em todas as caixas e observado um ótimo resultado.
Esse túnel praticamente resolveu todo o problema com invasão de forídeos em minhas divisões, nas caixas que estou utilizando isso, em todas as divisões não observei nenhum forídeo dentro da caixa, enquanto em divisões que fiz no mesmo período, sem esse túnel, observei por algumas vezes a mosquinha rondando dentro.
Essa melhor defesa para o enxame se dá devido a ficar mais abelhas nesse corredor, ou seja, para o forídeo conseguir entrar na caixa ele terá que passar por várias abelhas,e nesse caminho elas conseguem capturar o forídeo.
Além dessa vantagem, um outro ponto positivo de se utilizar esse túnel é que em dias frio e de vento, ajuda a manter a temperatura da caixa, uma vez que o vento ão entra na caixa, devido ao bloqueio da curva desse túnel.

Estou aplicando em todas as novas caixas minhas esse túnel, como falei anteriormente, tenho ficado muito feliz com o resultado, é uma ótima idéia esse túnel.

Bem fácil se ser construído, segue fotos a baixo (e para quem quiser adquirir já pronto, temos já prontos em vários tamanhos, visitem nossa loja virtual:  www.meliponariojardim.com.br )





4 comentários:

  1. Daniel, vejo muito destas em AF de grande porte (mandaçaia/uruçu), vc está usando até nas menores ou seja em jataí?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, bom dia!
    Eu já estou usando além das Mandaçaias e Uruçus, em Mandaguaris e Tubunas, além de usar em Manduris também.

    Jataís em Mirins por enquanto ainda não estou usando, mas já tenho 2 caixas (para ambas espécies) para colocar colônias dentro e ver o resultado.

    PORÉM, para jataí, moça branca, marmelada mirim, iraí, entre outras, não vejo necessidade de utilizar isso, pois elas fazem seu bico e fecham a entrada a noite. E pelo menos aqui, nunca tive problema com forídeos nelas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    O buraco do túnel é colocada na mesma direção do buraco da caixa? Ou invertido os buracos?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para funcionar precisa ser colocado os furos em lados opostos, ok?

      Excluir