quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Uruçu Nordestina (melipona scutellaris)


A uruçu nordestina (melípona scutellaris) é endêmica do nordeste brasileiro, ocorre na zona da mata dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará,  Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Dentre as abelhas nativas criadas no Brasil, com certeza a uruçu nordestina é uma das mais importantes e produtivas, economicamente falando (se ela for bem manejada, pode concorrer e vencer as ápis, pois tem um mel muito valorizado), além de ser muito bonita e dócil.

As uruçus são ótimas produtoras de mel e esse é o mel mais valorizado do país, alcançando um preço médio de R$ 90,00 o litro e ainda existe mercado, pois a procura por esse mel é crescente.

Apesar de ser nativa do nordeste brasileiro, ela é criada em quase todas as regiões do país e tem se adaptado bem a diferentes climas, pois é bem rústica e tem uma boa adaptação a diferentes ambientes.

As uruçus são criadas basicamente em dois modelos de caixas: a caixa INPA e a caixa nordestina (horizontal).

São abelhas de fácil manejo e se adaptaram muito bem as criações racionais, onde produzem em média três a quatro litros de mel por caixa/ano. É claro que a produtividade vai variar de acordo com o manejo e com as floradas existentes na região.

Assim como acontece com a maioria das abelhas nativas, quem tem contato com a uruçu nordestina se apaixona logo de cara.

Apesar de ter um preço médio alto: em torno de R$390,00 a caixa, ela desperta cada vez mais o interesse dos meliponicultores e amantes das abelhas nativas, sendo considerada por muitos "a melhor abelha nativa brasileira".

2 comentários:

  1. Olá Daniel!

    Parabéns pela criação do blog e por divulgar essa importante e fascinante atividade:A meliponicultura.

    Sou meliponicultor e apaixonado pelas abelhas nativas brasileiras,e sempre que posso viajo na net,à procura de novas informações sobre "elas"e encontrei seu blog...

    Realmente nós temos que divulgar essa atividade,e a existência das abelhas nativas,pois a grande maioria das pessoas,desconhecem a sua existência.

    Abração.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. olá amigo, muito obrigado pela visita! Se você tiver um site ou blog fique a vontade em postar aqui o link!

    Abraços!

    ResponderExcluir