quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Modelos de Caixas para ASF








8 comentários:

  1. Oi Daniel! As medidas para Manduri/Rajada que é de 10 cm pode ser usada para jatai ao invés de 12 cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, usar 10x10 para jataí é pequeno, o ideal para um bom desenvolvimento da Jataí é 12x12, ok? a caixa 10x10 além da Manduri, você pode usar para as Mirins. Qualquer dúvida da um toque! Abração

      Excluir
  2. Ola Daniel, gostaria de saber qual a distancia ideal de uma caixa para outra depois de habitada, penso que se estiverem muito próximas a abelhas JATAI podem se confundir na hora de voltar ao seu ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, bom dia! As abelhas não confundem as caixas, pois cada família tem um cheiro, e se entrarem em caixa errada são mortas, porém a Jataí é uma abelha bem defensiva, e caso tenha outra colméia bem próxima elas vão ficar o tempo todo brigando, e com isso perder muitas abelhas, assim o enxame acaba enfraquecendo... portanto a distância ideal recomendada é de 2m uma caixa da outra, ok?Qualquer dúvida entre em contato, abraços!!

      Excluir
  3. tinha uma colmeia em que as abelhas mirim abandonaram e ficou só a rainha. tem como salvar esta rainha? se eu colocar a colmeia no lugar de outra e captura as operarias ela aceitam a rainha nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, você deve coletar campeiras mas o ideal seria além disso colocar mais 2 discos de cria nascentes na caixa

      Excluir
  4. Olá, Daniel a medida da caixa da abelha iraí, e a mesma da Jataí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola´, tudo bem? sim pode usar a mesma medida, ou se preferir temos um modelo que elas se desenvolvem muito bem. segue link - https://lojadasabelhas.com.br/item/Caixa-para-Irai.html

      Excluir