quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Trato para ASF - Trigonas (Jataí, Iraí, Mirim...)

Olá! Aqui vai uma foto de um tratador que fiz hoje para ajudar a fortalecer meus novos enxames de Mirim e Jataí.

Receita:

- 2 Colher de Sopa de Mel de Apis
- 1 Copo de Água Filtrada

Como Fazer:

- Coloque o Mel no copo junto com a água e aqueça no microondas ou no fogão, até o mel se dissolver e misturar com a água.
- Espere esfriar e sirva para as ASF

Para evitar o afogamento das abelhas é legal colocar um fundo bem raso de trato, e palitos para que elas possam subir. Reparem na foto um pedacinho de pano no fundo, nesse caso eu utilizei uma Gaze, pois as abelhas conseguem andar sobre ela e alcançar o alimento sem perigo de se afogarem.

(clique para ampliar)

Esse alimento teve uma ótima aceitação das abelhas Mirim e Jataí.

Não sei se é o mais correto, mas para não deixar as abelinhas preguiçosas, vou servir esse alimento para elas apenas 1 vez por semana.

* Dica de preparar esse alimento quem me passou foi o Lemão (Limeira-SP)

2 comentários:

  1. Ola, tudo bem??
    Nesse período de outono e no inverno também é bom dar trato a elas? Quantas vezes por semana? As minhas mirins viajaram mais de 100km até chegar a mim e por esse motivo eu dei trato durante duas semanas todas as manhas, tive medo delas demorarem a se acostumar com a mudança e não produzirem seu alimento o suficiente. Reparei que ao receber o trato elas se desenvolveram bem e ate fizeram alguns potinhos de mel. Tenho medo de parar de dar o trato e elas comerem todo o seu mel ficando sem nesse período de frio.
    Sei que não foi o certo dar todo dia, mas a receita que fiz deu +- 200ml de trato e eu dei 10ml por dia, e a receita é diferente dessa que você mostro, mas percebi que elas aceitaram muito bem também.

    Aguardo resposta

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, bom dia! No Outono e Inverno são os meses que mais falta alimento para elas coletarem, portanto é a época que mais temos que alimentá-las. O ideal não é a quantidade e sim a frequência, de trato 2x por semana (Ex: segunda e quinta). Mas todos os dias não é bom, elas sempre vão coletar tudo e armazenar, porem a quantidade alta faz com que elas não consiga produzir o enzima suficiente para a fermentação natural do mel, e com isso o mel pode estragar dentro dos potes, sendo assim, elas acabam tendo uma reserva inútil, ok? Qualquer dúvida fique a vontade em entrar em contato. Abraços.

      Excluir