domingo, 7 de outubro de 2012

O que são Abelhas sem ferrão (ASF)?


O QUE SÃO ABELHAS SEM FERRÃO?



As abelhas sem ferrão, ou meliponíneos, são insetos que possuem o ferrão atrofiado. Essas abelhas são nativas do território brasileiro, ou seja, não foram trazidas e introduzidas pelo homem de outras partes do mundo, como ocorrem com as abelhas melíferas (Apis mellifera), conhecidas como africanizadas. No Brasil, acredita-se que existem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão, variando conforme a região.
As abelhas sem ferrão são abelhas que vivem em SOCIEDADE, ou em famílias. Na família ou colônia, as abelhas dividem as tarefas, cooperam e se comunicam entre si. O número de indivíduos em suas colônias pode variar de cerca de 500 até 150.000 indivíduos.
Algumas espécies são mansas, outras agressivas, algumas pequeninas e outras graúdas. Como abelhas nativas das regiões tropicais estão adaptadas a diferentes condições climáticas e feições de vegetação, sendo importantes polinizadores e são produtoras de delicioso mel.


POR QUE CRIAR ABELHAS SEM FERRÃO?

A criação de abelhas sem ferrão permite, principalmente, a preservação das plantas nativas, devido aos serviços de coleta de néctar e pólen das flores realizadas pelas campeiras (abelhas operárias). Ao se movimentarem sobre as flores em busca do pólen e néctar as abelhas promovem o transporte do pólen de uma flor para outra, colaborando para a fertilização das plantas. Este mecanismo é que assegura a multiplicação e sobrevivência das vegetais.
Outro, dos principais interesses pela criação racional destas abelhas está no prazer que o manejo diário proporciona ao criador, uma vez que esta atividade não representa risco de acidentes com ferroadas. São, de um modo geral, abelhas bastante dóceis e de fácil manejo. Por isso, dispensam o uso de roupas e equipamentos de proteção tais como macacão, luvas, máscaras e fumegadores, reduzindo os custos de sua criação e permitindo que essas abelhas sejam mantidas perto de residências e/ou de criações de animais domésticos. Além disso, por não exigir força física e/ou prolongada dedicação ao seu manejo, a criação de abelhas sem ferrão pode ser facilmente executada por jovens e idosos.
Além do lazer, a atividade pode ainda pode representar uma renda extra, através da comercialização de mel e enxames e podendo-se dispor deste delicioso alimento para a própria alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário