Árvore de médio porte nativa do Brasil, produz a famosa Pimenta Rosa (Pepper Rose), onde seus frutos secos são utilizados na culinária nos mais diversos pratos, tanto salgados como doces. Apesar de amplamente encontrada nativa e cultivada no Brasil, inclusive na arborização urbana e o seu uso ainda é pouco explorado, portanto é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) de grande potencial.
Em supermercados e mercados é comercializada como os nomes de Pimenta Rosa, Pepper Rose, Brazilian Pepper entre outros, geralmente a p reços elevados. Também é comum produtores da Pimenta do Reino, moerem as sementes desta Aroeira misturadas a Pimenta do Reino, que origina um produto mais suave. Seu óleo também é utilizado medicinalmente e em cosméticos. Planta muito ornamental de fácil cultivo, sua florada é atrativa de abelhas melíferas e seus frutos são atrativos de pássaros.
Planta de rápido crescimento e fácil cultivo. Pode ser utilizada na arborização urbana. Produz madeira resistente. Espécie indispensável em reflorestamentos. Sempre é relevante lembrar que esta variedade não dá alergia.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas compostas imparipinadas, fortemente aromáticas, geralmente com 7 folíolos de 3-7 cm de comprimento por 2-3 de largura.
Crescimento da planta: 5 a 10 m
Quando da frutos? Frutifica predominantemente no período janeiro a julho
Frutos: Os frutos são drupas globosas de cor vermelho-brilhante quando maduras.
Fruta comestível: Sim
Quando da Flores: Floresce principalmente durante os meses de setembro-janeiro
Flores: Inflorescências paniculadas axilares e terminais, com flores pequenas de cor esbranquiçada.
Nativa de qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Poda: As podas de formação estimulam uma copa mais densa, arredondada e bonita.
Árvore de Sol pleno
Planta de frio ou calor? Tropical e subtropical
Altura máxima: 5 a 10 metros
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? Sim
Atrai Abelhas? Sim, Meliponas e Apis
Formiga mata essa planta? Não
Nenhum comentário:
Postar um comentário