domingo, 3 de maio de 2015

Modelos de Caixa para Mandaçaia

Olá amigos meliponicultores, seguindo a proposta anterior aonde fiz uma matéria falando sobre minha opinião em relação a modelos de caixas racionais para Abelha Jataí (Ver link: http://meliponario-jardim.blogspot.com.br/2015/03/modelos-de-caixa-para-jatai.html ) hoje irei falar um pouco de minha opinião sobre caixas racionas para criação de abelhas Mandaçaias.
Volto a ressaltar que existem diversos modelos que o pessoal usam por ai, mas selecionei 2 que utilizo e que tenho gostado muito do resultado. Vou fazer uma breve opinião sobre eles. Reforço que essa é minha opinião, cada Meliponicultor deve utilizar a caixa que consiga atingir os resultados esperados e que melhor se adaptem.

CAIXA INPA

Durante muito tempo esse era o modelo exclusivo que utilizava aqui em meu meliponário, não só para Mandaçaias mas para quase todas as outras espécies.
As abelhas nessa caixa se desenvolvem super bem, e por ter os módulos de melgueira separado, facilita muito a extração do mel.
As medidas que utilizo para cada módulos é 15x15x7cm




                                           (Visão interna dos módulos da caixa INPA)


CAIXA PNN


No início do ano passado (2014) fiz algumas multiplicações de experiência em caixa PNN 1 e 2 para poder analisar o desenvolvimento delas.
Bom o resultado que tive foi ótimo, tendo caixas com crescimento maior e colônias mais fortes e populosas.
Hoje tenho focado em manter a maioria de minhas multiplicações de Mandaçaias (e que serão futuras matrizes) em caixa modelo PNN 1.

Em relação ao manejo:
   * Prós: Facilidade de acesso ao ninho e na remoção do discos de cria para a multiplicação de colônias.
   * Contras: Não é prática para quem tem como foco a produção de mel.

Utilizo caixas com apenas 2 módulos, ficando a caixa interna com a medida total de: 30x15x14cm


(Visão interna dos módulos da caixa PNN-1)

(Visão interna dos módulos da caixa PNN-2)


Diferença da caixa PNN-1 para a PNN-2 é a posição do ninho e melgueira.

Na PNN-1: O ninho fica em um lado da caixa e os potes de mel do outro lado

Na PNN-2: O ninho fica no meio, com potes de mel ao redor do ninho.

Apesar da PNN-2 ser um aproximado do que ocorre na natureza, aonde as colônias constroem seus ninhos no meio e ao redor colocam potes de mel e pólen, a PNN-1 facilita mais na hora da remoção dos discos, pois tem menos potes grudados no invólucro.

Para ambas as caixas (PNN) o desenvolvimento das colônias foram iguais.

Concluindo, tanto a INPA como a PNN são ótimas, mas ao meu agrado, tenho usado mais as PNN.


Meu conselho é que para se ter um meliponário prático, o interessante é conseguir padronizar todas as caixas. Abraços a todos amigos e seguidores desse blog e muito sucesso!



Para quem precisar de caixas, pode adquiri-las através da minha Loja Virtual
  www.lojadasabelhas.com.br

2 comentários:

  1. Oi Daniel, tudo bem? Sou iniciante, acabei de adquirir uma "caixa oitavada" sua. Não sei nem por onde começar... tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? A primeira dica que eu dou para quem está iniciando é: Estude muito, leia o máximo que puder sobre criação e manejo das abelhas, pois assim irá conseguir criar de forma correta e ajudar a preservar as espécies, ok? tendo dúvidas fique a vontade em entrar em contato, abraços. Ah.. e aproveite que a primavera está chegando para armar algumas iscas.

      Excluir