Volto a ressaltar que existem diversos modelos que o pessoal usam por ai, mas selecionei 2 que utilizo e que tenho gostado muito do resultado. Vou fazer uma breve opinião sobre eles. Reforço que essa é minha opinião, cada Meliponicultor deve utilizar a caixa que consiga atingir os resultados esperados e que melhor se adaptem.
CAIXA INPA
Durante muito tempo esse era o modelo exclusivo que utilizava aqui em meu meliponário, não só para Mandaçaias mas para quase todas as outras espécies.
As abelhas nessa caixa se desenvolvem super bem, e por ter os módulos de melgueira separado, facilita muito a extração do mel.
As medidas que utilizo para cada módulos é 15x15x7cm
(Visão interna dos módulos da caixa INPA)
No início do ano passado (2014) fiz algumas multiplicações de experiência em caixa PNN 1 e 2 para poder analisar o desenvolvimento delas.
Bom o resultado que tive foi ótimo, tendo caixas com crescimento maior e colônias mais fortes e populosas.
Hoje tenho focado em manter a maioria de minhas multiplicações de Mandaçaias (e que serão futuras matrizes) em caixa modelo PNN 1.
Em relação ao manejo:
* Prós: Facilidade de acesso ao ninho e na remoção do discos de cria para a multiplicação de colônias.
* Contras: Não é prática para quem tem como foco a produção de mel.
Utilizo caixas com apenas 2 módulos, ficando a caixa interna com a medida total de: 30x15x14cm
(Visão interna dos módulos da caixa PNN-1)
(Visão interna dos módulos da caixa PNN-2)
Diferença da caixa PNN-1 para a PNN-2 é a posição do ninho e melgueira.
Na PNN-1: O ninho fica em um lado da caixa e os potes de mel do outro lado
Na PNN-2: O ninho fica no meio, com potes de mel ao redor do ninho.
Apesar da PNN-2 ser um aproximado do que ocorre na natureza, aonde as colônias constroem seus ninhos no meio e ao redor colocam potes de mel e pólen, a PNN-1 facilita mais na hora da remoção dos discos, pois tem menos potes grudados no invólucro.
Para ambas as caixas (PNN) o desenvolvimento das colônias foram iguais.
Concluindo, tanto a INPA como a PNN são ótimas, mas ao meu agrado, tenho usado mais as PNN.
Meu conselho é que para se ter um meliponário prático, o interessante é conseguir padronizar todas as caixas. Abraços a todos amigos e seguidores desse blog e muito sucesso!
Para quem precisar de caixas, pode adquiri-las através da minha Loja Virtual
www.lojadasabelhas.com.br
Oi Daniel, tudo bem? Sou iniciante, acabei de adquirir uma "caixa oitavada" sua. Não sei nem por onde começar... tem alguma dica?
ResponderExcluirOlá, tudo bom? A primeira dica que eu dou para quem está iniciando é: Estude muito, leia o máximo que puder sobre criação e manejo das abelhas, pois assim irá conseguir criar de forma correta e ajudar a preservar as espécies, ok? tendo dúvidas fique a vontade em entrar em contato, abraços. Ah.. e aproveite que a primavera está chegando para armar algumas iscas.
Excluir