domingo, 2 de fevereiro de 2014

Divisão de Mandaçaia - Passo-a-passo

Os 3 vídeos a baixo mostram passo-a-passo de como realizar uma divisão de Meliponas. No vídeo utilizamos discos de cria de Mandaçaia MQA e campeiras de Mandaçaia MQQ.

Esses vídeos foram produzidos por: Daniel Marostegan - Meliponário Jardim.

Realizado em Limeira-SP, no dia 03/11/2013 durante o 2º Curso de Inicialização em Meliponicultura.





* Em caso de dúvidas entrem em contato. Abraços, fiquem na paz!




Visitem a Loja Virtual:  www.lojadomeliponicultor.com.br

A Loja do Meliponicultor

13 comentários:

  1. Legal Daniel!
    Você está sendo um dos alavancadores dos conceitos na Meliponicultura, ou seja, está ajudando a disseminar os conhecimentos e praticas através dos cursos presenciais.

    Parabéns!!!
    Grande abraço e muito sucesso pra você.
    Meliponário Pivoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo!

      Qualquer dia quero marcar para poder ir visitar seu meliponário ai em campinas!

      Grande abraço, fique na paz!

      Excluir
    2. Oi Daniel. Muito boa a explicação, excelente. Só fiquei com uma dúvida. Você não precisa colocar potes de mel e polen na caixa nova?
      Um abraço. Eraldo.

      Excluir
    3. Amigo Eraldo, eu particularmente não costumo levar potes para a nova caixa. O pólen, a princípio é desnecessário pois elas só utilizam o pólen para fazer alimento para as novas crias, então o mesmo deve ser fornecido só quando ver a presença da nova rainha (pode servir o bombom de polén, por exemplo)... já o mel, se conseguir potes intactos pode levar pra caixa da divisão, eu prefiro colocar trato artificial nos dias seguintes a divisão.. Agora é muito importante fornecer bastante cera, pois é a matéria-prima que as abelhas mais precisam para se desenvolver, ok? Qualquer dúvida fique a vontade em entrar em contato. Abraços!

      Excluir
  2. olá Daniel muito bom seus videos ,pretendo adquirir uma colonia de mandaçaia,minhas duvidas ,[tenho algumas jatai], a mandaçaia sera que vai bem em minha região valinhos perto de campinas ,na ultima parte quanto tempo fica a colonia nova no lugar da matriz para coleta de campeiras ,obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, bom dia! Tudo em paz? Com certeza as Mandaçaias vão em nessa região, a colônia filha deverá ficar no lugar aonde coletou campeira pelo menos até que seja formada nova rainha e tenha postura. Na verdade a coleta de campeiras ocorrerá mesmo só no primeiro dia, o que tinha que entrar de abelha, entra no primeiro dia. Porém mantemos a colônia no mesmo lugar, para não haver mais stress das abelhas e assim elas organizarem logo o novo lar... Abraços!

      Excluir
  3. Olá Daniel criação destas abelhas na cidade corre o risco de perder tudo quando a prefeitura e a vigilância sanitária passa veneno para matar o mosquito da Dengue? Porque pretendo começar a criar no meu quintal e fiquei com esta duvida.
    At.

    Gilson Campanholi
    Promissão SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Sim, na cidade elas podem morrer por conta de uma pulverização da dengue ou até mesmo por dedetização em vizinhos. Já na área rural também podem ser mortas por aplicações de defensivos agrícolas (agrotóxicos). Infelizmente hoje em dia elas correm muitos riscos e depende de nosso trabalha para ajudar a preservá-las. Crie sim em áreas urbanas ou rurais, mas esteja sempre atento no que acontece nas mediações. Aqui em Limeira não temos mais o fumacê, somente dedetização no quintal e dentro da casa da onde ocorre caso/suspeita de dengue. Isso ajudou muito. Dúvidas fique a vontade em entrar em contato, abraços.

      Excluir
  4. Qual foi a distância que tu levou a cx doadora de campeiras?, fechou ela por alguns dias Daniel?
    Gostaria de saber o procedimento com a cx doadora de campeiras pois em breve realizarei divisões aqui e essa é a única parte da divisão que não compreendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, geralmente eu levo a caixa mãe doadora de campeiras cerca de 10 metros longe. Não fecho elas mais. ok?

      Excluir
  5. ola amigo so novo nesse tipo de atividade tenho uma caixa de abelha nativa qual mes serto pra faser divisão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o ideal para transferência ou divisão sempre na primavera e verão, ok?

      Excluir
  6. Hoje chegou meu primeiro enxame de mandaçaia e estou iniciando neste maravilhoso mundo nativo,tudo pela preservação.
    Eu confesso estar meio perdido ,mas conto com a ajuda de vocês,abç.

    ResponderExcluir