terça-feira, 27 de agosto de 2013

Transferindo uma colônia da ISCA para o Racional

Após capturar um enxame em sua isca, você deverá primeiramente esperar de 2 a 3 meses para transferi-la com segurança para uma caixa racional. Esse período é necessário, pois nesse tempo as campeiras ainda buscam alimentos no seu lar antigo (colméia que enxameou).
Passado esse período, observando-se o enxame bem desenvolvido e estabilizado, então é chegado à hora de dar um novo lar para as abelhas.
A transferência de um enxame da isca para uma caixa racional é bem simples, tomando alguns cuidados tudo ocorre bem, siga os passos abaixo.
Primeiramente prepare todo material necessário para fazer a transferência.

MATERIAIS
- Caixa Racional
- Cera alveolada
- Tesoura e Faca

COMO TRANSFERIR
- Retire cuidadosamente a isca do lugar e leve para a mesa. ATENÇÃO: mantenha sempre a isca na mesma posição (não vire a isca de ponta cabeça, isso pode fazer com que as crias novas venham a morrer)
- Na caixa racional, faça 4 bolinhas de cera (cera alveolada ou de jataí) e coloque no fundo da caixa, essas bolinhas servirão de suporte para os discos de cria (os discos de cria não devem ficar diretamente no fundo da caixa, pois isso faz com que as abelhas não tenha acesso ao disco e não façam a manutenção necessária)
- Com uma tesoura corte cuidadosamente a isca, para ter acesso aos discos de cria



- Após ter acessado os discos de cria dentro da isca, retire-os cuidadosamente e coloque dentro do ninho da caixa racional.



- Coloque dentro da caixa alguns pedaços de cera alveolada
- Tampe a caixa
- Ao redor da entrada da caixa, coloque um pouco de cera que retirou do invólucro do ninho, assim as abelhas reconhecerão mais facilmente a entrada do novo lar
- Feito isso, feche a caixa e coloque no lugar onde a isca estava, para que não fique nenhuma abelha perdida. (Se após transferir para a caixa desejar mudar o ninho de lugar, faça isso durante a noite)
- Pronto! A transferência está pronta. Esse mesmo procedimento pode ser utilizado para a troca de caixa (Transferir um enxame de uma caixa já velha para uma nova)



* Essa foi uma Jataí que dei de presente para minha noiva em 2012, esse ano já vamos fazer uma divisão dessa colônia.

Amigos, espero que essas dicas venham a ser úteis, se tiverem alguma dúvida fiquem a vontade em entrar em contato. Abraços.

6 comentários:

  1. Amigo Daniel!
    Que bela postagem...Bem explicado,detalhado e bem de fácil entendimento,principalmente para que está iniciando nessa bela e apaixonante atividade!

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Grande Paulo Romero, muito obrigado pelas visitas em meu blog!

    Abração amigo!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Daniel, qual a altura desse modulo aí? parece ser ninho e sobre-ninho sem divisão. É isso mesmo?

    João

    ResponderExcluir
  4. olá amigo, esse módulo tem 14cm de altura, é o ninho e o sobreninho juntos sim, porém não recomendo, dificulta muito o manejo, não estou mais utilizando esse tipo de caixa... ok? Abração!!!

    ResponderExcluir
  5. Queria saber se posso trocar a isca pet de local já com as abelhas dentro ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, pode desde que a colônia já esteja instalada na isca a mais de 2 meses, e esse processo deve ser feito a noite e a isca tem que ser mantida na mesma posição, ok? Antes desse tempo é arriscado mudar a isca de lugar, você pode perder a colonia. Abraços.

      Excluir