sexta-feira, 5 de abril de 2013

Forídeos


O forídeo é um díptero que se alimenta de material orgânico em decomposição (frutas, principalmente). A fase larval adaptou-se muito bem ao consumo de pólen e larvas de meliponíneos. O adulto quando entra na colônia de abelhas, põe seus ovos preferencialmente no pólen armazenado pelas abelhas ou em favos de crias destruídos pelo manejo inadequado. As larvas dos forídeos alimentam-se de pólen, larvas e pupas de abelhas, causando sérios danos à colônia.



Caso o meliponicultor não cuide das colônias afetadas, eliminando o parasita, ela morrerá após alguns dias de infestação. Cada forídeo põe até 70 ovos, que em 3 dias desenvolvem-se em indivíduos adultos. Uma colônia infestada por forídeos é fonte de infestação no meliponário. Desta forma, esta colônia deve ser tratada ou eliminada o mais rápido possível

Quando o meliponicultor percebe a existência de forídeos rodeando suas caixas, pode-se então montar iscas externas para capturá-los e eliminá-los. Abaixo, segue uma dica de como montar sua isca para forídeos.

Materiais utilizados

Potinho de Yakult
Fita adesiva
Tesoura
Vinagre (Preferencialmente de Maçã)

1- No potinho de Yakult, faça alguns furos pequenos ao redor do potinho (faça um furo que passe o mosquito forídeo mas que as abelhas não entrem - infelizmente, as jatais e mirins, por serem pequenas vão conseguir entrar, mas pouco provável que entrem).

2- Coloque um pouco de vinagre de Maçã no fundo do potinho (um dedo de vinagre é o suficiente)

3- Tampe a boca to potinho com uma fita adesiva

4- Espalhe as iscas pelo meliponário, mas evite de colocar muito próximos as caixas

Pronto sua armadilha está feita! Lembre-se de trocar todos os dias durante 15 dias pelo seguinte fato, fase de ovo: 6 a 8 horas; larva: 96 horas; pupa: 136 horas; total = 240 horas ou 10 dias. Assim, se o meliponicultor manipulou a colônia de abelhas e não encontrou forídeo, isto não significa que esta livre desses Dípteros. 

Atenção: Só utilize iscas internas em caso de enxame infectado, nesse caso, faça armadilhas com copos menores. Se notar que há ovos de forídeos na caixa faça uma limpeza removendo os potes de mel e polem e os discos de crias infectados, limpe a lixeira da colmeia e se possível cubra a lixeira com sal de cozinha isso evitará novas infestações nesse ponto.

2 comentários:

  1. boa noite Daniel achei umas larvas de forideo em uma cx de scutelares pus isca internas e externas , achei larvas dentro do da isca ele reproduz dentro do vinagre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, está fazendo correto porém a hora que ver que diminuiu a população interna de forídeos, remova a isca interna deixando apenas a externa. É normal encontrar larvas e moscas dentro da isca, pois o cheiro do vinagre atrai elas, mas elas morrem lá dentro, ok? Qualquer dúvida que tiver entre em contato. Abraços!

      Excluir