Em várias espécies de ASF podemos observar casos em que certas espécies tem uma ligação para ocorrer a hibridação entre elas, ou seja, um macho de uma determinada espécie fecunda a rainha virgem de uma outra espécie, formando o que chamamos de uma espécie "MESTIÇA" ou como alguns chamam (de forma errada), "HÍBRIDA".
Uma espécie muito conhecida por isso são as Mandaçaias. A Mandaçaia, pode ser da espécie Quadrifasciata Anthidioidis (MQA) ou Quadrifasciata Quadrifasciata (MQQ), onde estás duas sub-espécies se mestiçam com facilidade, modificando sua aparência de forma que ela tenha características de cada uma das duas espécies e formando assim a Mandaçaia Mestiça
Observe na foto abaixo um exemplar de cada espécie, sendo a primeira da esquerda para direita Quadrifasciata Quadrifasciata (MQQ), a do meio uma Quadrifasciata Anthidioidis (MQA) e a terceira a espécie Mestiça, onde suas listras no abdómen ficam com as características de ambas.
Com certeza a Mandaçaia Mestiça aderi as melhores características de cada uma das espécies; fazendo potes de alimento grandes igual a MQQ, não cessando a postura durante o pico do inverno igual a MQA, sendo uma abelha de grande porte, a rainha faz uma postura muito boa, seus discos de cria são de excelente diâmetro e a população dos enxames esta sempre grande e com uma certa agressividade, coisa que é difícil de relatar nas espécies puras MQQ e MQA.
Fonte: Abelha de Ouro
Gostei do esclarecimento. Tenho ouvido falar muito no termo híbrida! Tbm concordo que o termo mestiça, seja mais apropriado.
ResponderExcluirMe permite compartilhar?
Monica, bom dia! Que bom que gostou da matéria, fique a vontade em compartilhar qualquer publicação de meu blog, é ótimo espalharmos conhecimento! Abraços, fique na paz!!!
ExcluirMuito bem explicando parabéns
ResponderExcluirExcelente explicação !
ResponderExcluirExplicações muito esclarecedoras muito bom para melhor indentimento, meus parabéns e pesso que poste más sobre essas maguinifas criaturas.
ResponderExcluirObrigado por compartilhar.
Muito obrigado! Estamos preparando vários conteúdos para voltar a fazer postagens mais frequentes! Abraços
ExcluirÓtima explicação
ResponderExcluirMuito boa a explicação.pois tinha dificuldades se saber a diferença da mqq da mqa.e tem mais a mestiça q não sabia pois falam muito em híbrida.
ResponderExcluirShow de explicação!
ResponderExcluirSanou minha dúvida em pouquíssimos minutos. Muito obrigado por essa excelente explicação.
ResponderExcluirSanou minha dúvida em pouquíssimos minutos. Muito obrigado por essa excelente explicação.
ResponderExcluirUma verdadeira aula. Parabéns!!!! Deus os abençoe. Continue, por favor, postando casos interessantes sobre as nossas abelhas nativas. Tmj.
ResponderExcluirExcelente explanação.....
ResponderExcluirParabéns, muita informação de qualidade.
ResponderExcluirParabéns, bem esclarecedor pois eu não conhecia a vida de ambas. Traga mIs matérias, sou criador de mandaçai MQA, sou do RJ e a polêmica da MQA é grande.
ResponderExcluirParabéns, me ajudou muito, eu também achava já que isso ocorre com diversas espécies animais e vegetais.
ResponderExcluir