domingo, 28 de setembro de 2025

Ingá Mirim (Inga laurina)

 O Ingá é uma árvore nativa, encontrado praticamente em todo o país. Produz grande quantidade de frutos de polpa doce e sucos, sendo seu sabor refrescante, principalmente se os frutos forem deixados em geladeira algumas horas antes do consumo. Podem ser consumidos in natura, sucos, geleias, doces, compotas e sorvetes. A polpa é rica em açúcares naturais e minerais como potássio e fósforo, sendo um alimento energético.

Frutifica no período de agosto a dezembro.

Árvore de crescimento rápida, podendo ficar com até 15 metros de altura. Porém com podas esporádicas é possível controlar seu crescimento.
Planta muito interessante para uso na recuperação de solos degradados como em reflorestamentos. Sua florada é muito melífera apreciada por beija-flor, borboletas, abelhas, w principalmente pelas Abelhas Sem Ferrão (ASF) e seus frutos também servem de alimento para a aves, pequenos mamíferos e insetos, aumentando a biodiversidade local.

Árvore rústica de fácil cultivo, ideal para ser plantada próxima a nascentes ou em locais úmidos. Também aceita solos secos e arenosos.
Ótimo para ser plantado em agroflorestas, pois fixa nitrogênio no solo, melhora a fertilidade do solo e por ter crescimento rápido serve como árvore de poda para gerar matéria orgânica. 


Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. 

As mudas começam a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio.



Fruto Ingá

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário