terça-feira, 28 de junho de 2016

Fruta do Sabiá (Acnistus arborescens)

Origem e distribuição: Ocorre na mata atlântica do litoral do Brasil desde o nordeste até o sul. A planta prefere terrenos próximos a pequenos cursos de água.

Características: Arvoreta caducifólia de 2 a 3 m de altura, os ramos ficam cobertos de flores brancas perfumadas. As folhas são simples e grandes, medindo 13 a 26 cm de comprimento, ficam amareladas na época de seca e no outono inverno. Os frutos alaranjados de 0.7 a 1,2 cm de diâmetro cobrem os ramos quando a umidade do solo é constante.

Dicas para cultivo: planta de fácil adaptação a diversos climas e solos brasileiros. É bastante resistente a seca embora nesta condição produza poucos e pequenos frutos. As folhas caem no inverno e com essa estratégia a planta sobrevive a geadas de até – 3 graus. A planta gosta de solos úmidos e profundos. Evite plantar em locais onde venta muito. Também pode ser cultivada em vasos grandes.
 
Mudas: Depois de secas as sementes conservam o poder germinativo por até 3 anos se armazenadas corretamente. A germinação ocorre em 22 a 35 dias, as mudas atingem 40 cm com 6 meses de vida. Também reproduz-se por estacas maduras dos ponteiros. Aprecia substrato leve e rico em matéria orgânica. Começa a frutificar com 9 a 18 meses após o plantio.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra. O solo pode ser acido ou alcalino, mais não deve faltar matéria orgânica e umidade. Pode ser plantada em linhas com uma planta a cada 80 cm ou com espaçamento de 3 x 3 m permitindo um maior crescimento. Após o plantio irrigue 2 ou 3 vezes na semana com 5 a 10 litro de água. Não esqueça de cobrir o colo ou base da planta com folhas ou capim seco para manter o solo úmido e fresco.

Cultivando: Se for plantar em vasos use as seguintes medidas 40 cm de boca e 50 ou 60 cm de altura, use 40% de terra fértil, 30% de composto orgânico bem curtido e 20% de areia. Irrigue 1 ou 2 vezes por semana com 5 l de água. No pomar a planta não precisa ser irrigada após estabelecida, a não ser que se queira uma produção constante de frutos. m azer apenas podas de formação, e eliminar os galhos que estiverem mau formados ou nascerem para dentro da copa. O ideal é abrir a copa na forma de taça, permitindo que aja espaço entre os galhos do meio para penetração do sol. Adubar com composto orgânico, pode ser (8 litros) cama de frango + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia até o 3ª ano, depois disso usar 90 a 100 gramas anualmente. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 30 cm do tronco.

Usos: Frutifica de novembro a março. A planta é muito cultivada para atrair o sabiá e cerca de outras 45 espécies de pássaros, assim como é ótima para abelhas pois fornece néctar. Os frutos tem agradável sabor para o consumo in-natura e para fazer sucos. É uma espécie que não deve faltar em projetos de revegetação ou reflorestamentos.  

5 comentários:

  1. Boa tarde amigo! Vc teria algumas estas de fruto do sabia para me doar? Eu pago as despesas de postagens...contato no Face: Marcos Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tenho sim, vou entrar em contato via facebook com você, obrigado pela visita em meu blog! Abraços.

      Excluir
  2. Muito show. Vou procurar para plantar e alimentar minhas preciosidades

    ResponderExcluir