terça-feira, 2 de junho de 2015

Mandaguari - Scaptotrigona Postica

A Mandaguari é muito comum nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, é uma espécie bem agressiva, se chegar muito perto de sua entrada ou abrir a caixa aonde está a colônia, embora não tenha ferrão, elas protegem seu ninho enrolando nos pelos e cabelos e ainda pode penetrar em orifícios como ouvido e nariz.
Mas, apesar desse comportamento ela é uma ótima produtora de pólen além de se uma excelente polinizadora, devido ao grande numero de abelhas no enxame que pode chegar a 20.000 abelhas. É uma espécie que não produz mel em muita quantidade. Possui própolis de ótima qualidade tendo pesquisas que apontam ser melhor do que o da apis melífera.
Seu corpo é preto com 2 ou 3 listras brancas na parte traseira, suas asas são de cor marrom escuro e possui um cheiro muito característico da fruta de côco.

A entrada do ninho da abelha Mandaguari possui forma de funil e é construída com cerume escuro. Essa espécie não fecha a entrada à noite. Durante o dia sempre tem muitas guardas voando frente a entrada da colônia.
Os favos de cria são construídos helicoidalmente, mas também podem ser construídos horizontalmente. Há construção de células reais. 

Os potes de alimento, mel e pólen, podem atingir de 2,5 a 3,0 cm de altura e circundam o favo de cria. A colônia da Scaptotrigona postica pode alcançar uma população de 2.000 a 20.000 abelhas.

A caixa mais usada para essa espécie é modelo INPA, comas as seguintes medidas:

- Ninho: 20x20x10 cm
- Sobreninho: 20x20x8 cm
- Melgueiras: 20x20x8 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário