A abelha Mirim-Preguiça recebe esse nome, porque inicia seu trabalho somente quando a temperatura se aproxima de 20ºC. Por isso, começa a trabalhar por volta das 10 da manhã e para por volta das 15-16h. É uma das menores abelhas em tamanho e sua colônia tem por volta de 300 indivíduos.
Seu voo é bastante diferenciado, pois, antes de pousar na flor, faz uma espécie de dança em zigue-zague.
O ninho possui sua entrada um pouco saliente, com apenas uma pequena abertura, feita com cera branca ou branco-amarelada. Esta é fechada à noite. No interior, as células de cria podem formar favos irregulares ou cachos, podendo ser helicoidais, horizontais ou não ter forma definida.
A Mirim-Preguiça produz pequenos depósitos de própolis viscoso, puro. Os potes de mel e pólen medem cerca de 0,5 cm de altura, são feitos com uma cera muito fina e produzem bem pouco mel.
Nesta espécie as rainhas são criadas em células de cria especiais, chamadas de células reais. Após nascerem, muitas vezes são mantidas aprisionadas na colônia, em câmaras de cerume, para o caso de haver uma substituição de rainha do ninho ou um processo de divisão do ninho.
Local de Ocorrência: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná