quinta-feira, 3 de abril de 2014

Túnel de entrada para caixas

Olá amigos, tenho recebido alguns e-mail perguntando para que serve utilizar um túnel de entrada nas caixas de abelhas e seus benefícios, pois bem vou explicar aqui como um item simples pode ajudar na proteção de suas colônias.

Aprendi a usar túnel nas caixas ano passado, com amigo lá do Sul, então comecei adotá-los em minhas caixas para ver os resultados, e então até hoje não abandonei mais.

A principal função do túnel é prolongar a entrada da caixa, com isso, irão ficar várias abelhas por esse caminho, como guardas e isso ajuda praticamente 90% a invasão de inimigos, principalmente o pior deles, o forídeo. Essas abelhas que ficam pelo caminho do túnel ficam como guardas protegendo a entrada da colônia, então se algum inimigo tentar invadir, ele terá que atravessar todo esse túnel de madeira que colocamos por fora e mais o túnel que elas já fazem naturalmente na parte interior da colméia.

Outro ponto positivo de se ter esse túnel é em questão do frio, ele ajuda a proteger que ventos entrem diretamente dentro da caixa, e outro ponto que os amigos do Sul me falou foi, que no inverno, com a entrada normal das caixas, muitas abelhas saem do "quentinho" interno para trabalhar e acaba morrendo com a baixa temperatura, já com o túnel a hora que elas estão saindo da colônia já sentem a baixa temperatura e então não saem ao  campo até que o tempo esteja favorável.

A confecção do túnel é bem simples, veja abaixo (ou para quem preferir, tem a venda na Loja Virtual: www.lojadomeliponicultor.com.br)



Dica: Quando realizamos divisões com abelhas que já estão em caixas acostumadas com o túnel, a divisão é tranquila, porém em caixas que as abelhas ainda não conhecem esse sistema, as vezes elas demoram um pouco mais para entrar na caixa, mas fique tranquilo que elas logo aprendem o sistema e tudo fica bem!
Na divisão, coloque cera da abelha ao redor da entrada do lado de dentro da caixa e faça o mesmo com a entrada pelo lado de fora.

Qualquer dúvida entrem em contato.

Abraços!

7 comentários:

  1. Olá amigo muito bom o artigo e o blog parabéns!
    O túnel não pode ser maciço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, boa noite! obrigado que bom que o blog tem ajudado as pessoas, fico feliz! em relação a sua pergunta, como assim o túnel ser maciço, não entendi! Aguardo, obrigado. Abraços!

      Excluir
  2. Desculpe me expressei mal, eu digo a madeira ser toda igual na parte da frente e de traz, sem a parte funda atrás, somente a madeira com um furo ou aquela parte funda atrás tem alguma função?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, bom dia! Aquele corte que tem na parte de dentro do túnel é por onde as abelhas vão passar para entrar e sair da caixa, ok? Abraços

      Excluir
  3. Agora ficou claro amigo, muito obrigado pela explicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisando estou a disposição amigo, abraços, fique na paz!

      Excluir
  4. Esse túnel pode ser usado para meliponini? Ou somente para as trigonas? Obrigado, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir