segunda-feira, 28 de setembro de 2015

6º Curso - Inicialização na Meliponicultura

Nesse domingo, 27/09/2015, foi realizado em Limeira-SP pelo Meliponário Jardim o 6º Curso de Inicialização na Meliponicultura.
No curso foi ensinado técnicas de manejo, divisão e transferência de enxames, alimentação e reforço, entre muitos outros assuntos importantes para quem está iniciando na meliponicultura. Nas 6 horas de curso, dividimos entre partes teóricas e práticas.
Os participantes também puderam aprender na prática como dividir uma colônia de Meliponas (no curso, utilizamos omo exemplo uma colônia da espécie Mandaçaia), também foi realizado uma transferência de Jataí de uma ISCA Pet para a caixa racional!










quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Transporte e Abertura de Colônias

Em certas ocasiões temos a necessidade de transportar colônias de lugares, para isso é muito importante tomar vários cuidados para não danificar seus ninhos e causar o menor stress possível.

Alimentação: Se a colônia for para longe e for ficar por alguns dias fechada, é importante fazer uma alimentação auxiliar com xarope alguns dias antes e ter certeza que elas tem um estoque de mel para se alimentarem durante a viagem.

Fechamento da Entrada: A entrada deve ser fechada somente a noite quanto todas as abelhas estão dentro da colméia. É importante fechar a entrada com um pedaço de tela para que assim o ar possa entrar normalmente dentro da caixa, caso feche toda a entrada a passagem de ar ficará escassa e com isso as abelhas irão morrer.

Embalagem: Se o transporte for perto basta carregar o enxame cuidadosamente com as mãos, lembrando sempre que as partes das caixas geralmente não são pregadas e  caso incline muito a caixa pode cair umas das partes e assim danificar o ninho. Vale ressaltar que se mudar o enxame perto do lugar anterior, no dia seguinte você perderá muitas campeiras, pois as primeira a sair vão voltar para o antigo lugar. Por isso, para mudar um enxame para um lugar perto (menos de 1km), mantenha as abelhas presas 3 dias, solte-as no 4º dia (lembre-se de reforçar a alimentação antes de fechar a caixa).
Caso for levar uma colméia pra longe é recomendado vedar todas as partes com fita adesiva para que as mesmas não corram o risco de se soltarem, também é preciso muito cuidado para manter sempre a caixa na posição em pé, caso contrário muitas células de cria podem gorar e assim enfraquecer o enxame.

Abertura da colônia recém chegada: Assim que a colônia estiver em seu local definitivo, mantenha ela fechada até anoitecer. Assim que estiver bem escuro, retire a tela de entrada (a noite as abelhas estarão mais calmas, caso abra a caixa durante o dia muitas abelhas sairão apressadas para trabalhar e por estar num lugar novo, não acharão mais a rota de volta para a casa e assim se perderá um grande número de abelhas).

Quando a viagem é muito longa e agitada, costumo deixar de 1 a 2 dias a caixa fechada e só depois abro a caixa, com isso elas tem tempo para organizar a colméia (em caso de derramamento de mel, por exemplo) e assim evitamos possíveis ataques de forídeos.
A colônia aberta em seu novo local, deve ficar pelo menos 3 dias sem serem incomodadas, ou seja, não abra a caixa para ver como está por dentro, pois algumas abelhas podem ainda não saber a nova rota e com isso também perder muitas campeiras.
E o mais importante, após o 3º dia, abra a caixa e comece a alimentar essa colônia. Forneça xarope, bombom de pólen e se possível cera (alveolada ou mista). E dai por diante inicia-se o manejo consciente!


Infelizmente muitos iniciantes recebem colônias e não fazem o manejo adequando e com isso em menos de 1 mês depois a colonia vem a morrer ou enfraquecer drasticamente.
Lembre-se que ao adquirir uma colônia de abelhas, você está adquirindo vidas e que precisam de toda atenção para um bom desenvolvimento! Afinal, elas estão acabando na natureza e precisam de nós! Estudem, leiam muito antes de adquirir abelhas, elas não são objetos de laboratório para testes!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Recomendação de Leituras

Amigos, bom dia!

Deixo aqui hoje uma dica para aqueles que estão querendo iniciar na Meliponicultura e/ou Apicultura. Primeiro estudem, se informem e depois comecem a criar abelhas (assim como qualquer outro animal) lembrem-se que elas não são itens de experimento de laboratório! Ao adquirir uma colônia, você está lidando com VIDAS! Deixo aqui uma fotos de livros que tenho e recomendo para leitura, além de ter muitas matérias que sempre estou postando aqui no meu Blog.  Abraços!



(clique para ampliar)