Sem dúvida a matéria prima mais utilizada pelas abelhas é a Cera, pois é com a cera que elas constroem os potes de mel, de pólen, os discos de cria, o invólucro do ninho e também para vedações da caixa.
A Cera é confeccionada pelas abelhas através de glândulas existentes em seus abdômen, são necessárias 6 partes de mel para fabricar 1 parte de cera (por exemplo, para elas fabricarem 1 kg de cera é necessário 6kg de mel).
Além disso, para a produção de cera as abelhas necessitam de tempo.
Por isso quando o objetivo é o rápido desenvolvimento de uma colônia, é muito importante sempre fornecer cera pras colônias, seja ela alveolada, laminada, bruta ou composta/mista.
Dentre todas as formas, a cera alveolada, laminada e a composta/mista são as melhores, pois são mais maleável, o que facilita mais a coleta e molde pelas abelhas. Na minha opinião, a melhor de todas mesmo é a cera mista/composta, por ter uma parte da cera de ASF e por ser muito mais maleável (na próxima matéria aqui no blog vou explicar como fazer).
Portanto, sempre que fizer uma multiplicação, além da cera ao redor do ninho, forneça bastante cera e observe o resultado do desenvolvimento. E claro, também não esqueça da alimentação.
Abraços a todos, fiquem na paz!